A Seleção Brasileira de 1950, perfilada para o jogo decisivo,vemos da esquerda para direita: Barbosa,Augusto,Danilo Alvim,Juvenal,Bauer, Ademir Menezes, Zizinho, Jair, Chico Maneca e Bigode. |
URUGUAI 2x1 BRASIL
Data: 16 de Julho de 1950
Local: Estádio Mario Filho (Maracanã)
Cidade: Rio de Janeiro (Brasil)
Competição: Copa do Mundo
Juiz: A. Ellis (Inglaterra)
Seleção: Barbosa; Augusto e Juvenal; Bauer, Danilo Alvim e Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir Menezes, Jair e Chico.
Esta lamentável ficha técnica encontra-se em uma edição da revista Placar de 1986, há 28 anos portanto e nela constam ainda todos os jogos da "Canarinho", que começaram em 20 de setembro de 1914.
Ainda com relação aos dados do fatídico jogo, o Brasil que vinha de duas vitórias, 7 a 1 na Suécia e 6 a 1 naEspanha, chegava à Final com os uruguaios, sendo que um simples empate daria o Cetro aos brasileiros. O Brasil ainda saiu na frente com um gol de Friaça e tudo parecia consumado. Porém a Celeste uruguaia reagiu, sob o comando do líder chamado Obdúlio Varela e nos instantes finais, empatava e virava o jogo, garantindo a Taça.
Foram "crucificados" o defensor Bigode, pois os dois tentos saíram pelo seu lado,isto é, o flanco esquerdo e ainda o goleiro Barbosa, porque os gols foram no seu canto esquerdo,em arremates quase sem ângulo. Porém a maioria dos jogadores se queixaram da pressão de alguns políticos da época e o exagerado otimismo.