domingo, 29 de março de 2015

PERGUNTINHA "PRESA" NA GARGANTA :


     ...e se eles fossem trancafiados facilmente,assim como surrupiam o nosso já escasso dinheirinho ?..

sábado, 28 de março de 2015

COBRA CAPTURADA NO CENTRO

A cobra já fora do canal

       Uma pessoa que passava pelo canal da Rua João Pessoa, no bairro Centro, por volta das 17h 30 de hoje (sábado 28), verificou que algo se movia na água. Ao parar percebeu tratar-se de uma cobra sucuri de aproximadamente 3,00 m, que se movimentava no sentido da Av. Pedro Constantino. Logo despertou a curiosidade de moradores das proximidades e após quase uma hora de tentativa, alguém conseguiu retirar o animal do grande valado, com material apropriado, colocando-o na calçada de um prédio em frenteAté às 19h  aguardava-se a presença do Corpo de Bombeiros, para as providências cabíveis, que por certo destinará aquele réptil a um órgão competente. No local, havia quem deduzisse que o citado animal poderia ter saído do igarapé próximo, seu habitat natural, com a enchente da torrencial chuva que caiu por volta das 16 h, subiu o canal e desorientou-se. 
   

PAIXÃO DE CRISTO

                     
      Uma apresentação inédita hoje em nossa cidade, será realizada no Estádio Abreuzão às 19h, sendo o espetáculo "Paixão de Cristo", que tem o apoio da Prefeitura de Sta. Izabel, Paróquia de Fátima , Igreja de Sta. Izabel de Portugal e a Diocese de Castanhal. 
     A principal meta da encenação é evangelizar os jovens por meio da arte, sendo que 140 pessoas farão parte do espetáculo, inclusive os atores globais, Leonardo Miggiorin, Carlos Machado e Gabriela Lacerda ,com a direção do ator paraense  Wagner Junior. 
     A entrada é franca, porém será colocada uma urna no portão do estádio, para as pessoas contribuirem com qualquer quantia e assim estarão ajudando nas despesas com a  produção da peça.

sexta-feira, 27 de março de 2015

INVERNO CAUSA ESTRAGOS


     Igual a muitas cidades interioranas, Sta. Izabel vem sendo atingida drasticamente neste pesado inverno, que pode se estender até o final de maio. Os sucessivos pés-d'água trazem prejuizos incalculáveis todos os anos às administrações, abrindo valas e crateras e às vezes inundando algumas vias. 
   Em parte o problema deveu-se à necessidade de abrir-se novas artérias face ao aumento populacional, quando surgiram também novos núcleos residenciais, porém este súbito crescimento demográfico-imobiliário nos anos 70 e 90, não era condizente com a lentidão da rotina financeira do município. Conclusão, instalou-se novas vias e áreas habitacionais, à toque de caixa, sem um planejamento adequado no tocante: meios-fios, galerias para escoar águas domiciliares e pluviais -,além de um asfaltamento de inferior qualidade. É verdade que se diga que, algo fora feito quando construiu-se nos dois igarapés que cortam a zona urbana, pequenas pontes em concreto, que resolveu o problemas de enchentes e transbordamentos. Porém avenidas como a Sete de Janeiro dentre outras, merecem melhor tratamento estrutural, pois a cada quatro anos, demanda novos reparos, com custos altos para o erário municipal. Também há a necessidade de reivindicar-se a construção da Transamericano, que além de ser uma via de grande importância para o escoamento do produto agrícola, concorre também para a integração social do município. 
   Embora não se conheça algum Plano Viário do Governo Estadual para Sta. Izabel nos próximos dois anos, torcemos para que bons ventos soprem em nosso favor.  
    

quarta-feira, 25 de março de 2015

Deu na mídia: FEZES HUMANAS CONTÊM OURO

                                         
Chico Casquinha que exporta papel higiênico usado, espera enriquecer com o novo "produto". Diz que "também é di gratis e vale muito mais".

DELAÇÃO & DOAÇÃO

                                                         O clima na Alta Cúpula
                                                                            Parece esquentou de vera
                                                                            Tantas CPIs em vista                                                                                                                                                            "Nunca dantes vistas"
                                                                             nesta terra

                                                                             E a denúncia premiada

                                                                            Gera certa inquietação
                                                                            Dando insônia em alguns
                                                                            Por receber "doação"
                                                             

segunda-feira, 23 de março de 2015

HOMENAGEM A UM GRANDE DESPORTISTA



     Lamentamos o falecimento do Engº Agrônomo, Jairo de Moura Pereira, aos 79 anos, na tarde deste domingo (22/03/2015), ele que era nascido em nossa cidade, chefe de família exemplar e bastante conhecido por seu vasto círculo de amizades.
    Fora um dos maiores entusiastas do esporte em nossa terra na década de 60, tendo sido presidente do A.C. Izabelense do qual ainda era Sócio Benemérito, além de um dos fundadores e primeiro presidente da LAI, hoje a LAMI-Liga Atlética Municipal Izabelense  -, quando em ambas as entidades realizou um trabalho digno e proveitoso.

                       Condolências à família enlutada

sexta-feira, 20 de março de 2015

BLOGUTILIDADE

     
   ATENÇÃO  COMUNIDADE!

     Consta aqui pelas paragens que tem um gatuno inovador : é que ele já teria atacado algumas residências pulando muros e surpreendendo moradores pelas portas ou janelas que se encontram abertas nos fundos, em qualquer horário do dia, principalmente nas mais remotas, da sesta. Dizem que é ousado e perigoso. A polícia sem dúvidas já deve estar de olho nesse meliante e ao pegá-lo, deverá fazê-lo "pular para o fundo das grades" e passar uma temporada fora de circulação.
   -É bom não facilitar! Tome cuidado redobrado.    


RATOS DO ERÁRIO

   
     Acredita-se que muita gente já teve o desprazer e o constrangimento ao constatar nas redes sociais, o quanto fora desviado nesse País em menos de 20 anos, entre 1997 a 2015. Dinheiro que uma vez resgatado e bem aplicado, daria para solucionar os graves problemas por que passa ainda o povo brasileiro, notadamente os mais humildes, onde setores fundamentais têm suas gritantes precariedades e obviamente não atendem às necessidades mais urgentes . É um elenco assustador senão imoral de larápios , onde enquadram-se: políticos, ex-banqueiros, doleiros,ex-juizes, funcionários públicos, cuja cifra estimada (só no período), ultrapassa à fantástica casa dos 150 bilhões de reais, fora a Lava Jato ainda em investigação.  
    O Ministério Público e a Polícia Federal têm exercido ação implacável contra tais roubalheiras,  infelizmente alguns conseguem escapar dos rigores da lei e ainda voltam ao cenário político, ante o alheamento de grande parte do nosso povo.


                                      
                                 

ESPAÇO EVANGÉLICO NA MÍDIA

                         
           
    O Ministério Público Federal -MPF, vem investigando a venda de horários dos meios de comunicação para igrejas evangélicas.  Consta que dois grandes órgãos da mídia brasileira teriam vendido cerca de 22 horas por dia a uma igreja, cujo valor (pasmemos!) foi de 1 bilhão de reais  -o que que fere a Lei da atividade comunicativa, que reza que as publicidades não podem exceder a 25% do horário de programação diária. Levando-se em conta que o rádio e a tv são considerados de interesse nacional e utilidade pública e sua exploração comercial, não pode prejudicar a função desses órgãos, uma vez que, têm como finalidades precípuas educação e cultura. 

domingo, 15 de março de 2015

BROCA-MUSICAL


     Um dentista indonésio descobriu outra utilidade para a música. Ele acaba de inventar a broca-musical para crianças. 
     O sucesso foi tão grande que agora, até os marmanjos querem experimentar, -tendo em vista que se pode escolher a música ou o ritmo preferidos.
     A moda deve pegar por aqui, e o que não faltará é anúncio oferecendo do clássico, passando pelo samba, partido-alto, carimbó, lambada , guitarrada   etc... etc. -para o cara não se arrepiar mais diante desse aparelhinho tão temível  quão desconfortável . 

sexta-feira, 13 de março de 2015

CHOQUES DA CRISE

               
 
     A figura acima pode-se definir como de um aposentado octogenário, que recebeu a conta de energia no sábado, o que vai lhe dizimar em 25% o seu já "apagado" salário,   -,além do alto custo de vida que lhe inferniza mais ainda a paciência. Sua sorte porém, é que com o susto desses progressivos acréscimos, sua pressão arterial foi mais "generosa" aumentando apenas em até 19 e a febre não chegou a 39.
    Sua crise só veio mesmo amenizar no domingo, com o discurso da presidenta, que ponderou que a crise (do País) é passageira e tudo logo se normalizará.
    Mesmo assim, o idoso só conseguiu dormir, a peso de alguns anti-térmicos, barbitúricos e coramina, e ainda passou a noite delirando com apagões e termelétricas. 
     
     

quinta-feira, 12 de março de 2015

LADRÃO CHIQUE


      A polícia conseguiu colocar as mãos em um meliante que há muito era procurado por assalto a um supermercado em nossa capital. Após as interrrogações de praxe, ele também confessou que seu "negócio" agora é outro, pois especializou-se em furtos de farmácias onde seu alvo principal são celulares de último lançamento. Para completar, adiantou que o roubo às vezes lhe chega a render até 10 mil reais e, quem lhe "contrata", já tem uma clientela certa, e pelo que se vê, igualmente de bom gosto. 

quarta-feira, 11 de março de 2015

ESSA "GENTE" MERECE MAIS

A frente da cidade, necessitando de mais cuidados

     Um dos principais (senão o principal) dever daqueles que dirigem os destinos de um povo, é realizar o crescimento econômico de sua área de atuação  -fazendo com que se torne meta primordial e inadiável. Isto significa afirmar que não se progride sem grandes e necessários investimentos. 
     Com a recessão que assolou o município até os anos 80, é possível que tenha atingido drasticamente o setor político, que desorientou-se de tal monta, a ponto de não se dar conta, de que não se pode crescer sem ousadia, sem perspectiva e muito menos ainda, sem um planejamento econômico eficaz e adequado.
    Em consequência disso, fomos acostumados a conviver com ações meramente caseiras e dadivosas por vários tempos  -onde o Estado nos contentava com: alguns metros de tubos ou algumas carradas de asfalto, construção ou reforma de uma ou outra escola, reconstrução de velhas pontes de madeira, verba para um pequeno terminal rodoviário (nunca construído), aporte para revitalização do velho Antônio Lemos, etc...etc.
Tudo isso fazia com que o chefe político do momento, se derramasse em lisonjas e genuflexões, passando a ser um defensor intransigente daquele governo "benfeitor". Obviamente que tal rotina, nos conduziu um sistema dependente, tornando-nos incapazes de reunir forças e capacidade para nos auto-repensar e tentar nos definir como um município capaz em busca de novos horizontes.
     Claro está, que todas as dificuldades por que ainda passa o município hoje, são frutos de sequelas passadas, que infelizmente ainda não foram cicatrizadas -quando o campo político se recente de novas lideranças, no sentido de que tenhamos voz e vez no Parlamento Estadual ; lideranças que conheçam a nossa realidade e façam reconhecer o nosso valor enquanto unidade da Região Metropolitana de Belém, da qual somos o segundo mais antigo; lideranças que não transijam diante de correntes reacionárias querendo monopolizar o comércio, a indústria, os transportes ou qualquer outro setor -visando apenas o lucro pelo lucro, o que pode levar ao retrocesso e o amargo desemprego no município; lideranças que analisem e preferenciem bons parceiros políticos para o nosso pleno desenvolvimento; lideranças que lutem e facilitem a implantação de novos e altos empreendimentos para a nossa economia  -o que repercurtirá de forma natural no bem-estar dessa "gente". 
     Afora isso, é impossível acreditar-se que estamos engrandecendo esta terra, com a nítida e cristalina certeza de que, não pode haver crescimento social sem crescimento econômico.
    Se alcançarmos essa meta, com certeza, mais de 65 mil izabelenses que anseiam por dias melhores, por certo agradecerão.

sábado, 7 de março de 2015

quarta-feira, 4 de março de 2015

C A R T U N L I N O

                                            Entre desclassificados, as dúvidas que pairam sobre                                        os clubes pequenos:


D E S R A T I Z A Ç Ã O


 Não se pode "ratificar"
Tamanha "rateação"
          Ou se acaba com os "ratos"
             Ou eles acabam com a Nação