domingo, 31 de julho de 2016
O FIM ANUNCIADO ?
A CBF criou o Profut- Programa de Modernização do Futebol e contratou uma firma de auditoria, com o propósito de verificar como estão funcionando os clubes. Dentre as averiguações ela quer saber: quem realmente está profissionalizando a gestão; cumprindo regularmente os salários; desenvolvendo ações nas categorias de base; investindo em infraestrutura nos estádios, com acomodações (instalações de cadeiras etc..). Apesar das exigências serem cobradas à rigor à partir de 2018, a FPF já vem solicitando certidões que comprovem tais normas, inclusive para o Campeonato da Segunda Divisão, que começa em setembro próximo.
Como se sabe, o Izabelense dificilmente passaria numa inspeção como essas, visto que,atualmente não reúne as mínimas condições de preencher tais requisitos.Hoje, sem sede, subsiste alugando seu campo a terceiros, sem uma diretoria formal, sem atas de reuniões, sem sócios, sem prestação de contas, sem movimentar seu quadro de futebol, transformou-se em um inexpressivo clubinho de pseudos-colaboradores.
Inclusive é difícil acreditar em pelo menos uma discreta apresentação no Certame que se avizinha, se ele depende de alguns abnegados que ajudam, levando atletas (de outros clubes) para compor o quadro representativo,além do exíguo tempo de treinamento.
Concluindo, uma agremiação que deveria crescer após décadas de conquistas e honras para o município, parece estar fadada à extinção -o que é inaceitável e lastimável.
sexta-feira, 29 de julho de 2016
BONS EXEMPLOS
Vista do nosso incomparável Porto de Minas |
Para os que não conhecem o município de Igarapé Açu, fica na Região Nordeste Paraense há 117 km de Belém, sendo um dos diversos por onde passava a extinta Estrada de Ferro de Bragança, chega-se ali, percorrendo-se a BR-316 e depois por uma estrada asfaltada de aproximadamente 20 km. O município tem como principais atrativos, alguns prédios históricos e vários igarapés de refrescante águas límpidas, além de uma exuberante paisagem campestre.
Como está incluído na Rota Turística Belém-Bragança, a prefeitura local apressou-se em firmar um convênio com o governo do Estado, programando vários eventos temáticos que se relacionam com os setores do empreendedorismo e a gastronomia. Tais acontecimentos resultam em pousadas e hotéis-fazenda com excelente movimento e o município recebendo cerca de 70 ônibus lotados de turistas todas as semanas.
Cremos que as futuras administrações do nosso município, já devem estar agendando em seus programas de governo, a implementação e reestruturação desse segmento tão importante para o crescimento da renda municipal,visto que, além do Governo Federal e o Estadual que estão decisivamente empenhados em incentivar a prática do turismo em todo território brasileiro, possuímos igualmente propiciabilidades como: edificações históricas e seculares, sítios paisagísticos monumentais, belos cursos d'água que a natureza nos concedeu e que devem ser (a rigor) protegidos da degradação , além de nossa proximidade com a Capital (Belém), sendo portanto, fatores favorabilíssimos para que tenhamos sucesso no segmento turístico.
sexta-feira, 22 de julho de 2016
PITAGÓRICAS
Há quem acredite que nem Pitágoras ( o maior matemático e filósofo do século VI a.C), munido do melhor computador de última geração, conseguiria calcular como se chegou a certos salários no Brasil e como se enriquece apenas atuando como político.
Diz-se que mesmo para ele, não seria um teorema e sim um "terrorema".
UMA HISTÓRIA INFELIZMENTE OFUSCADA
Creio que muitos da minha época (e até um pouco depois), ali pelos anos 50,tivemos a felicidade de ver, enaltecer e a amar as cores alvirrubras do Atlético Clube Izabelense, antes mesmo que qualquer outro clube.
No tempo de nossa juventude já conhecemos o incansável Manoel Silva (ou Mestre Silva), que carregou por 30 anos esse glorioso grêmio esportivo e que somente afastou-se dele aos 92 anos de idade, um tanto quanto debilitado pelo tempo de sua existência terrena, porém deixando uma história de abnegação e dedicação para que nós, seus pupilos e admiradores, déssemos continuidade.
Esse clube naqueles velhos tempos, teve seus dias de glórias, pois apesar de existir em uma época em que o nosso município tinha parado no tempo, em virtude de uma politicalha, o velho Izabelense talvez fosse o único orgulho e divertimento semanal de um povo que pouco se apercebia que políticos mal intencionados ou descompromissados com o nosso progresso, nos tiravam a oportunidade de hoje estarmos entre os municípios mais desenvolvidos da Região Metropolitana de Belém.
Apesar não se poder culpar com veemência aqueles que ora ocupam essa agremiação, pelo fato de não terem noção, muito embora tenham esclarecimentos do que foi este clube no passado e, por esse motivo, não sentem ou dimensionam o que esta agremiação esportiva representou para o município. Talvez o maior grau de culpabilidade pese sobre aqueles que oficialmente aceitaram seus nomes como Sócios Beneméritos e que inexplicavelmente o abandonaram, omitindo-se da responsabilidade de reorganizá-lo, cuidando para que este não declinasse e se desorganizasse a tal ponto. Não obstante ser do domínio de vários desportistas da terra, que em épocas não muito distantes, diretorias bem organizadas e voltadas para o engrandecimento Alvirrubro, deixaram além de um saldo positivo no cenário futebolístico, várias benfeitorias e melhorias no estádio, com as quais, o clube se sustenta até hoje, alugando-o a terceiros, além de um sem-número de honrarias e títulos conquistados ao longo do tempo e, que hoje resta apenas uma triste lembrança contada por aqueles que vivenciaram este período áureo. É disso portanto, dessa acefalia continuada, que se aproveitaram indivíduos inequivocamente interessados em dali tirarem proveito (como aconteceu entre 2000 e 2006) e, recentemente, com intenções político-partidárias (o que é vedado pelos estatutos), inclusive com explícitas intervenções pessoais e acintosas (como se ali fosse a "casa da mãe joana").
Confessamos nossa perplexidade de ter vivido épocas tão gloriosas em nossa agremiação, vendo um clube formado por pessoas humildes, bem verdade, porém com uma força interior gigantesca, que o conduziram com retidão, lealdade e sem intensão de serem seus proprietários ; mesmo porque, o Izabelense,sempre foi sinônimo de diversão e orgulho do nosso povo, no cenário esportivo de Sta. Izabel e no âmbito paraense.
Aos meus contemporâneos, sem mágoas ou ressentimentos, convido-os a fazerem uma reflexão e "mea culpa" -ou então aceitemos placidamente a pecha da mediocridade e da negligência, quando entregou-se à própria sorte, um patrimônio que nos foi delegado por aqueles que nunca realmente fugiram da responsabilidade de serem verdadeiros desportistas e muito honraram este patrimônio - e que nos transferiram com confiança e justeza, a nobre tarefa de fazê-lo crescer e resplandecer cada vez mais, acreditando também em nossa pujança, abnegação, coragem e capacidade, ante às cores que tanto honraram.
quinta-feira, 21 de julho de 2016
AGUARDANDO SUA CHANCE
Heré, ainda no alvinegro cearense |
Muitos no município talvez não conheçam o promissor e jovem atleta Gilmar Wallacy de Lima Teixeira, porém se perguntarem pelo impetuoso e veloz atacante Heré, nascido em nossa cidade e que começou seus primeiros passos no futebol, na base do Atlético Clube Izabelense, logo vem a resposta que sim. Apesar dos 22 anos de idade, ele já passou por alguns clubes como: Fluminense-RJ, Nacional-MG, Anapolina-GO,Castanhal-PA , Corinthians-SP e Ceará Sporting-CE.
As notícias que se tem desse craque conterrâneo, é que ele fora liberado do clube cearense em 2015 e recebeu nova proposta da Anapolina onde se encontra e irá disputar o Certame Goiano-2016.
Tivemos a curiosidade de verificar sua trajetória futebolística no momento, pois em 2006 quando tetamos soerguer o nosso Frangão (que vinha de uma fase pior que a atual), ele (Heré), era um serelepe atacante no quadro infantil, que já demonstrava muita habilidade e disposição para o futebol.
Tratando-se hoje de atleta ainda jovem, creio que todos nós izabelenses torcemos pelo seu sucesso na carreira que abraçou e o seu êxito naturalmente, será compartilhado com todos os desportistas de nossa terra.
terça-feira, 19 de julho de 2016
DE QUEM É A PRAÇA ?
As praças de qualquer cidade, além de bem cuidadas, têm que oferecer segurança e o máximo de relaxamento aos usuários. O que se tem notado nos últimos tempos na Braça da Bandeira (no Centro), é um grupo de "moradores de rua" que acharam de apropriarem-se do logradouro, importunando as pessoas que ali desejam desfrutar de alguns momentos de descontração. Até mesmo quem passa às proximidades ou quer estacionar seu veículo, tem que "gratificar" os pedintes e acaso não se predisponha, no momento de algum "trocado", são desrespeitados e xingados. O perigo naturalmente maior, é que estes, consomem álcool (ou algo semelhante) abertamente, podendo agredir qualquer cidadão que não lhes contribua com o vício.
Trata-se por conseguinte, de uma praça mal planejada e consequentemente mal aproveitada -onde os poucos espaços existentes, destinam-se também a caminhões de fretes (que encobrem-lhe totalmente a visão), pouco ou nada sobrando para o desfrute do público ou para estacionamento de veículos de pequeno porte.
Cremos que um estudo melhor elaborado e a utilização da Guarda Municipal, resolveria o problema, no sentido de devolver plenamente ao cidadão, o direito de usufruir com tranquilidade, daquele local público.
quinta-feira, 14 de julho de 2016
O POVO ESPERA AVANÇOS
De um modo geral, acredita-se que a tônica da campanha, deve girar em torno das
exposições de experiências e realizações dos dois primeiros candidatos, enquanto o terceiro, deve se ater a explorar (como já vem fazendo) possíveis falhas da atual gestão, aproveitando para regar sua "horta eleitoral", arrebanhando para si, os descontentes ou os que buscam alguma oportunidade de colocação.
Todos os pleiteantes ao Noé de Carvalho são de partidos diferentes do Governo do Estado, podendo-se aduzir que, terão que ter bastante habilidade e o chamado "jogo de cintura" para conseguir parcerias e apoio no que tange as realizações de seus projetos, ou mesmo efetivações de acordos com deputados que tenham interesse pelo município -pelo fato de não se ter um representante nato na Assembleia Legislativa. Além de a sorte de contar com uma Legislatura atuante e colaborativa.
Ademais, como dizia aquele conhecido parlamentar estadual: "Em política só não vi foi boi "avuar" ". Resta-nos esperar os desdobramentos das campanhas, onde os discursos (às vezes) têm certo peso e as promessas (às vezes convencem) ; para daí formarmos um melhor juízo do que pode vir acontecer.
Do povo naturalmente, só se tem uma certeza: espera mais avanços e o seu merecido bem-estar.
quarta-feira, 13 de julho de 2016
STA. IZABEL NO MAPA TURÍSTICO NACIONAL
Colégio Antonio Lemos, relíquia arquitetônica |
Já constando na rota turística do Nordeste Paraense, agora Sta. Izabel do Pará faz parte dos 65 municípios mapeados no Estado, através de um levantamento do Ministério do Turismo, Secretaria deTurismo,que objetivam o desenvolvimento desta importante área econômica em todo o território brasileiro, tornando mais fácil a identificação e o apoio à localidade, bem como, os repasses de verbas federais, que os gestores terão que aplicá-las devidamente .
O Pará foi dividido em 6 grandes regiões a saber: Amazônia Atlântica (onde se encontra o nosso município e mais 23); Araguaia-Tocantins (7);Belém (5);Marajó (9);Tapajós (12) e Xingu (8), sendo que as cidades serão categorizadas em A,B,C,D e E.
Pode ser uma boa oportunidade para o nosso município, que possui uma grande estação balneária, formada pela Bacia do Caraparu, mesmo porque, o projeto também inclui o desenvolvimento cultural de todos os participantes.
sábado, 9 de julho de 2016
LADRÕES ENGRAVATADOS
Após a Operação Mensalão que desbaratou e prendeu vários políticos corruptos, a Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal, continuam atuando com bastante energia para coibir a escandalosa ladroagem que ainda infelizmente assola o País. Dentre os presos estão: doleiros,políticos, empresários de construtoras, fazendeiros, dirigentes partidários, funcionários de estatais etc. etc. A prática criminosa sempre variou entre, superfaturamentos, lavagem de dinheiro, pagamentos de propinas, o que deságua no repugnante enriquecimento ilícito.
A operação Lava Jato deflagrada em março de 2014, pode ser considerada a maior e mais abrangente dos últimos anos, pelo fato de vir investigando todos os esquemas criminosos contra a maior estatal do Brasil, a Petrobras -que iniciou com a prisão do doleiro Alberto Yossef, dos diretores Paulo Roberto e Nestor Cerveró, do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, dentre inúmeros outros. As investigações tomaram curso, respaldadas nas delações premiadas,onde continuam aparecendo na intricada engrenagem corruptiva, diversos nomes de alta influência política e outros "figuraços" -quando a maioria tem como destino a cadeia e ainda outros que pouco dormem pensando na PF, que pode bater-lhes à porta a qualquer instante.
É esta portanto (em linhas gerais), a estúpida e vergonhosa imagem de um país, onde muitos, que deveriam dar bons exemplos, que receberam o aval do povo para bem gerenciar seu país, associaram-se em grupos e mais grupos de malfeitores para saqueá-lo, aumentando a miséria e a desesperança de milhões de brasileiros.
Até quando ?
quarta-feira, 6 de julho de 2016
MENDIGOS OCUPAM PRAÇA
Moradores de rua voltaram a ocupar a Praça da Bandeira, onde além de fazerem suas necessidades fisiológicas,(o que já provoca um mal odor) , insistem em cobrar de quem estaciona o veículo ou mesmo de quem por ali transita, agredindo verbalmente quem não lhes dá algum trocado. Comerciantes do entorno reclamam da sujeira que eles provocam, o que lhes obrigam a lavar e desinfetá-la quase todos os dias.
Embora se lamente a situação que levou essa gente àquela condição subumana ( sendo um lastimável problema social) -onde ingerem álcool e possivelmente, usam outro tipo de droga, passa a ser uma temeridade para qualquer cidadão. Por outro lado, é lamentável que numa praça no centro da cidade que representa o maior Símbolo Nacional, não se possa usufruir de toda a sua aprazibilidade e um merecido descanso de forma tranquila sem importunidade.
Apenas a título de colaboração, afirmamos que algo tem que ser feito, principalmente para que os visitantes não levem má impressão de nossa querida terra.
domingo, 3 de julho de 2016
POVO IZABELENSE REVERENCIA SUA PADROEIRA
Nesta manhã de domingo (3/07/2016), os devotos da Rainha Sta. Izabel festejaram mais um abençoado Círio, homenageando a sua Santa Padroeira -sendo que, na noite anterior, por volta das 20h 30, em uma grande procissão a imagem fora trasladada para a capela do Colégio Antonio Lemos.
A esperada grande romaria começou por volta das 08h 30, em frente as escadarias do secular colégio, após a Santa Missa, quando aproximadamente 3.000 romeiros acompanharam, entoando belíssimos cânticos, orações e vivas, entre muitos fogos de artifício que anunciavam a passagem do cortejo, que peregrinou por cerca de 2,5 km pelas principais artérias da cidade, recebendo inúmeras homenagens especiais, em frente a várias residências -destacando-se da família Paiva de Abreu, com a tradicional salva de fogos em frente ao Hospital, que leva o nome da Virgem Santa.
Entre as principais autoridades, o incansável padre Rusevel, bem como o atual gestor Gilberto Pessoa e família,
A procissão chegava à Praça da Matriz por volta das 10h 30, onde a imagem fora recebida com muitos aplausos, vivas, inúmeras flores e papel picado, momento que registrou uma maior concentração de fies, tomando o local em sua totalidade. Em seguida a berlinda era conduzida novamente para o interior de nossa igreja e posteriormente seria rezada mais uma Missa.
Notava-se na maioria do nosso povo portanto, o entusiasmo e a alegria incontida em participar de mais um Círio de sua Padroeira, seja pela gratidão por uma graça alcançada ou mesmo pela satisfação de poder presenciar mais uma grande homenagem à sua Virgem Santa.
sábado, 2 de julho de 2016
IZABELENSE CAMPEÃO PARAENSE SUB-15
Rapaziada Campeã Paraense Sub-15 |
O Atlético Clube Izabelense sagrou-se Campeão Sub-15 do Certame Paraense de Futebol-2016, ao golear hoje (sábado 2 julho), a equipe do Castanhal Esporte Clube, do vizinho município, pelo placar de 3x0. O prélio que foi realizado no Abreuzão, iniciou-se às 9h 30, diante de um excelente público que lotou o estádio. Na primeira etapa o Frangão já ganhava por 1 a 0, fechando naturalmente o placar na última etapa. O quadro local apresentando um futebol envolvente, teve o domínio de quase toda a partida, fazendo jus ao rico troféu e mais um título para Sta. Izabel do Pará.
Parabéns portanto ao Marquinhos Brito, que dirigiu o plantel e, colocou vários jogadores de sua Escolinha à disposição do Clube.
Assinar:
Postagens (Atom)