terça-feira, 29 de novembro de 2016

FUTEBOL & CURIOSIDADE


      Consta que o futebol chegou aqui no Pará no início do século passado, quando estudantes filhos de famílias de posses, trouxeram da Inglaterra a ideia e começaram a divulgá-la. Também alguns funcionários de companhias inglesas como Wester Telegraph, Parah Telefone C. Ltda., Parah Eletric etc... já começavam a praticar este esporte no Estado e tempos depois criou-se as ligas que coordenavam os primeiros jogos oficiais. O Campeonato Paraense que iniciou-se em 1908, teve como primeiro campeão a União Sportiva que repetiu o feito em 1910. Durante todo esses anos, cerca de 59 clubes disputaram o certame e a partir dos anos 60, tivemos a participação dos primeiros clubes do interior. Abaixo a relação de todos os disputantes:
     Da capital: Aliança; Amazonas; Armazenador; Auto Clube; Belenense; Brazil; Carajás (Vila de Outeiro); Clube do Remo; Combatentes; Comercial; Elo Marítimo; Ex-Combatentes; Fênix; Guarany; Independência; Júlio Cézar; Liberato de Castro; Luso Brasileiro; Maguary; Marco; Nacional; Panther; Paulista; Paysandu; Pedreira (Vila de Mosqueiro); Pinheirense (Vila de Icoaraci), Sacramenta; Sta. Rosa (Vila de Icoaraci); Sport Belém; Sporting; Time Negra; Tiradentes; Transviário; Tuna Luso; União Sportiva; Vila Rica; Yole Clube e Ypiranga.
   Do interior: Abaeté (Abaetetuba); Abaetetubense (Abaetetuba);  Águia (Marabá);  Avante (Salvaterra); Bragantino (Bragança); Cametá (Cametá); Castanhal (Castanhal); Desportiva (Marituba); Gavião (Marabá); Independente (Tucuruí); Izabelense (Sta. Izabel do Pará); Marabá (Marabá); Marituba (Marituba); Paragominas (Paragominas); São Francisco (Santarém); São Raimundo (Santarém); Santarém (Santarém); Sta. Cruz (Curuçá); Tapajós (Santarém); Vênus (Abaetetuba); e Vila Nova (Castanhal).

CHARGEDOLINO

PANDEMÔNIO

            Talvez um lugar impossível de se dormir hoje, neste país, seja uma certa prisão em Curitiba...

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

domingo, 27 de novembro de 2016

CHARGEDOLINO

CARA E JEITO BRASILEIRO



     Enquanto a Justiça investe para "fisgar" os chamados "peixes grandes", estes se contrapõem e resistem, argumentando: perseguição e abuso de poder.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

TRÂNSITO COMPLICADO


     Infelizmente isto acontece na maioria das cidadezinhas brasileiras: a verba para sinalizar o tráfego, geralmente é curta ou nenhuma. Conclusão: o gestor coloca dois ou três semáforos nos cruzamentos principais e (às vezes), festeja até com banda de música e coisa e tal. Porém permanecem uma grande maioria dos tais cruzamentos, sem o auxílio devido de sinalização e, naturalmente, o condutor corre à toda hora, um sério risco de sofrer acidentes ao ter que transpor determinadas encruzilhadas. Se por acaso seu veículo for atingido em um local desses (sem proteção sinalizadora), quem paga o prejuízo ? Porém,torna-se cômodo para qualquer prefeito, dotar o trânsito de "eficientes" agentes  fiscalizadores, no sentido de arrecadar multas. Quer dizer: cobra-se daqueles, o que o gestor não cumpre à risca. 

O GOLEIRO ARTILHEIRO


   Ele serviu ao São Paulo Futebol Clube por 25 longos anos, com magistrais atuações.Natural da cidade de Pato Branco-PR, Rogério Ceni surgiu em um clube chamado Sinop F.C. no interior do Mato Grosso, depois que sua família mudou-se para ali e de onde o Tricolor Paulista veio a contratá-lo em 1997. Fora o jogador que mais partidas disputou pelo clube paulista e é considerado o maior artilheiro mundial com 132 gols entre faltas de longa distância ou penalidades máximas., mesmo na posição de arqueiro. Parou como profissional em 2015, porém o São Paulo lhe fez uma nova proposta para assumir o cargo de treinador, função que cumprirá à partir de janeiro de 2017.
  

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

ASTROS DO A.C. IZABELENSE



    ORIVALDO da Costa Silva. 
    Nascido no município de Bragança, aqui chegou com a família ainda muito jovem. Dentre as diversões de sua época eram os banhos nos maravilhosos igarapés que entrecortavam a cidade e as peladas de rua ou em campinhos improvisados de terra batida. Seu pai Manoel Costa, o Duca Sapateiro, fora um dos atletas do Vermelhão ali pelos anos 30 e ao chegar na década de 40, seu Duca, que já confiava no futebol do garoto, resolveu levá-lo para experiências no Ninho do Vermelhão, que nesta época era na Av. Augusto Olímpio, o mesmo local do hoje Abreuzão. Logo nos primeiros treinos e em vários lances o jovem e futuro atleta já mostrou desembaraço e um incrível domínio de bola, que chamou a atenção do então treinador profº Domingos. Depois de um breve período entre os suplentes (na época 2º Quadro), certa vez fora escalado e guindado a titular em virtude do goleiro principal ter se ausentado do município e o centro-avante titular Célio Faguri, fora ocupar o arco e assim se deu a estreia de Orivaldo no time, comandando o ataque. As substituições deram tão certo, que o Izabelense nunca mais se preocupou com goleiro, além do mais, ganhou um impetuoso atacante e excelente goleador, talvez o maior da história do clube. Era tão temido que alguns arqueiros de renome quando aqui excursionavam, logo indagavam se o baixinho Orivaldo iria jogar.
Durante toda a sua carreira, ajudou a conquistar inúmeras vitórias e consequentemente, vários troféus em festivais que geralmente participavam 5 ou até 6 clubes -sendo ele ainda hoje muito lembrado com carinho pelos fãs e desportistas da época.
    Aí portanto um pequeno relato de um dos maiores craques do nosso A.C. Izabelense, entre os anos 40 e 50 -ele que o defendeu com garra, amor e a habilidade inconteste do seu magistral futebol, sendo por muito tempo a alegria e a esperança de vitórias, para os aficionados torcedores do seu tempo, quando alguns ainda estão aí, para confirmar este fato.
   Orivaldo ainda fez amistosos pelo Clube do Remo, porém encerrou sua carreira no Santana E.C. da Serra do Navio (AP) ,onde também foi artilheiro, transferindo-se em troca de um bom emprego na multinacional ICOMI (empresa exploradora de manganês), naquele então território.


 PS- Teremos a grata satisfação em focalizar em nosso singelo Blog, outros grandes atletas, que se imortalizaram, fazendo assim resplandecer mais e mais este querido clube, em épocas gloriosas e diversa.      

domingo, 20 de novembro de 2016

DISSABORES E EXPERIÊNCIAS DE VIDA


    Aqueles que já chegaram a uma idade considerável (e até muitos jovens), devem imaginar e avaliar o que é um cidadão oriundo de classe menos favorecida, pautar sua vida vencendo as inúmeras dificuldades,galgar uma profissão de certo destaque, fruto de sua capacidade e persistência, trilhar por uma longa carreira política pelo menos elogiável e até então honrosa e lá  um dia, ver todos esses esforços irem por águas abaixo ... é compreensível que seja além de decepcionante, cruel e destruidor. Pior ainda, quando um ente querido seu, que empregou-lhe toda confiança como principal auxiliar, é acusado juntamente com outros membros, de improbidade, oriunda de falcatruas e tramoias, saqueando o erário público. Ora, dá também para imaginar, caso comprovada a inocência desse cidadão, o seu desespero e o vexame ao qual foi submetido, partindo (talvez) de quem jamais imaginava colocá-lo numa situação tão difícil como essas. Pensemos o que é o indivíduo acordar com agentes policiais em sua porta, intimando seu filho a depor numa unidade de Polícia Federal. E você, (caso não tenha compactuado com isto), em que estado de nervos ficaria ? Claro que não só para o político, mas para a pessoa de bem que todos nós pretendemos ser, de repente vemos manchada uma reputação que há mais de quarenta anos, mereceu nossa consideração - sendo ele naturalmente, o maior prejudicado (até prova em contrário) dessa suposta irresponsabilidade e deslealdade que orquestrou-se contra o povo izabelense. Seus adversários (que pareciam já saber do desfecho), claro que tripudiaram e tiraram seu sarro com isso, servindo de bandeira exterminadora e gloriosa para alguns. Agora companheiro, é difícil (ou impossível) recompor o prestígio atirado à lama. O pior de tudo, é sentirmos na pele e às vezes pagarmos por desvios de conduta que não cometemos, sem poder acusar aqueles que nos são próximos. Como cidadão e pai, repudio sinceramente a atitude desonesta e vil dos supostos envolvidos.
   Há muitos séculos atrás, um certo rei, ressabiado, morreu pensando quais os verdadeiros súditos que mereceriam sua total confiança no seu fausto castelo.
  

CHARGEDOLINO


   
Solução para "garotinhos traquinas" , 
mas que já sabem desviar 
alguns 
milhões de reais...

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

À EDNA MARIA


     Hoje (17 de novembro de 2016), ela soma mais um ano em sua existência. Só tenho que desejar-lhe muita saúde e inúmeras felicidades, pela longa convivência. 
     Sem dúvidas também, é o que te desejam, suas filhas Edilene e Marina, netos: Tiago e Poliana , demais familiares e muitos amigos. 

                                         Parabéns !

PARA OS ALVI-AZUIS


     Ele se despede do Papão dia 25 de novembro, na última partida da Série B (contra o Criciúma-SC). Nas duas oportunidades que esteve frente à equipe Bicolor, Dado deixa uma performance de : 43 vitórias; 26 empates e 31 derrotas, em 103 jogos -além da permanência na Série B -2017.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

VERÃO FORTE

Aspecto do rio com o rigoroso inverno

     O verão bastante extenso, tem prejudicado nossos balneários e frustrando aqueles que buscam um bom mergulho para relaxar nos finais de semana. Ontem (domingo 13) por volta das 13 h, muitos banhistas que chegavam à Vila do Caraparu, deparavam-se com o velho rio cujo volume d'água não alcançava 80 cm de profundidade. A maioria dos bares e restaurantes, com a retração de fregueses não abriu , apenas um, atendia aos poucos visitantes que arriscaram dar uma esticada até o balneário -sendo que o ramal de aceso obteve uma substancial melhora com pequeno trecho reasfaltado e obturação de buracos. Presume-se que à partir de janeiro recomece a estação chuvosa e o "velho Carapa" apresente melhores condições de banho e laser. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

OBJETIVIDADE PARLAMENTAR

Sede da Câmara Municipal de Sta. Izabel do Pará

     Um parlamento que não tiver como características principais: o ponto de vista abalizado, propostas concretas, visão futura e o debate franco e objetivo, corre o risco de anular-se ou no mínimo tornar-se incoerente com o seu verdadeiro desempenho . Da observação acurada, podem nascer as conclusões, destas, as metas a serem alcançadas e como pano de fundo as discussões como aperfeiçoamento do processo. Para que isto aconteça, esta instituição deve usar de todas as suas prerrogativas no sentido amplo do termo, principalmente sem abdicar jamais de sua função fiscalizadora e avaliadora do Executivo, além de criar leis que visem a melhoria do município e da população. Vê-se aí portanto as variadas funções do Legislativo, todas essas prerrogativas que são amparadas por lei, podem tornar-se inviáveis se uma vez seus membros as desconhecerem ou permitirem que haja interferência direta ou indireta na sua soberana atuação. Obviamente que muitos fatos corruptivos ou de má fé, podem ocorrer com a anuência desse poder ou por algum cochilo fiscalizador, que muita das vezes geram rombos ou prejuízos vultosos para os cofres públicos, prejudicando de forma avassaladora principalmente os mais pobres.
    Logo entraremos num novo ciclo da vida política municipal em 2017, a população naturalmente aguarda, de uma Câmara que se renovou em cerca de 50% de sua representatividade: coesão, conhecimento de causa, transparência e forte poder de decisão e de um novo Executivo, que se pautou no discurso da mudança, da transformação e da esperança, que cumpra tais compromissos de campanha. 
   -Logicamente que nós izabelenses esperamos e merecemos, nesses futuros anos. 

terça-feira, 8 de novembro de 2016

ACREDITEM, O BRASIL TEM JEITO !


     Ontem (08/10) no plenário do Senado, o eminente, sempre descontraído e às vezes até hilário, senador catarinense Magno Malta, em discurso de cerca de uma hora, dentre outras coisas, propôs aos seus colegas a redução dos vencimentos dos congressistas para um teto de 15 mil reais, argumentava
Magno Malta

 ainda que se retirasse o excesso de vantagens e mordomias destes. Ele criticou também o Judiciário por estar reivindicando um reajuste onde um ministro vai alcançar a cifra de quase 40 mil por mês, com direito à auxílio moradia. Tudo segundo o seu argumento, para estancar a gastança e ajudar o país a sair do atoleiro que o meteram. O parlamentar ainda se referiu o absurdo de existir funcionário público em Brasília com vencimentos de mais de 50 mil reais, que logicamente é imponderável. 

  -Sinceramente, quase não dá para acreditar.

domingo, 6 de novembro de 2016

ESCURIDÃO E CRIME


Aspecto da Pedro Constantino em determinados momentos da noite
     Moradores e comerciantes da Av. Pedro Constantino no Centro da cidade, estão preocupados com os constantes arrombamentos que vêm ocorrendo nos últimos meses. Apenas em cerca de noventa dias, verificou-se quatro estouros de portas metálicas, onde os meliantes roubaram várias mercadorias e objetos com prejuízos significativos para os proprietários. A prática consiste em usarem alguns pedaços de caixa de papelão para se ocultarem e em seguida estouram cadeados para praticarem o roubo. A ação é facilitada, pelo fato dessa artéria apesar de ser no coração da cidade, onde abriga várias residências e diversos estabelecimentos comerciais e até bancários, encontrar-se com um bom trecho em total escuridão. Mesmo alguns moradores pagando guarda-noturno, estes, têm dificuldade em exercer um melhor trabalho, face a falta de luz em alguns postes. Urge portanto uma melhor atenção de quem direito, no sentido de recuperar a iluminação pública naquela avenida,  evitando assim mais perigo e prejuízos aos moradores.  
    Outra providência seria a dispersão de alguns mendigos que dormem às proximidades da Praça da Bandeira e que a qualquer hora do dia ou da noite, investem contra transeuntes, exigindo-lhes dinheiro e agredindo com palavras de baixo calão, aqueles que não os favorecem.
    Algo tem que ser feito e urgentemente.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

CHARGEDOLINO


    Em 2002 durante a disputa presidencial entre José Serra e Lula, bolei esta charge, quando ambos se digladiavam,procurando trazer ao eleitor as melhores proposições. Conclusão: Lula ganhou e o que era ruim, piorou.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

F R A S E O L O G I A

Winston Churchil


      "O verdadeiro estadista é aquele que pensa nas próximas gerações e não nas próximas eleições".