quarta-feira, 30 de outubro de 2013
PAPÃO NÃO SE ENTREGA
O Paysandu conseguiu ontem à noite (29), a sua primeira vitória fora de seus domínios, vencendo o América-MG por 1x0, no Estádio Independência, com gol do atacante Careca no primeiro tempo.
A etapa final, como não poderia deixar de ser, o time mineiro muito pressionou mas não conseguiu chegar às redes do Papão. Apesar do excelente resultado, os Bicolores ainda amargam a zona do rebaixamento.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
MUDANÇA SEM MUDANÇAS
O atendimento da Rede Celpa mudou. Agora funciona no térreo de um edifício na Benjamin Constant com a José Amâncio. Até aí tudo bem. Porém o espaço é bastante pequeno para um município como nosso e ainda por cima, conserva dois atendentes, para uma demanda de usuários, que por via de consequência, têm que esperar cerca de uma hora para ser atendidos.
Pra resumir: O ambiente continua bastante acanhado e com poucos funcionários para atender tamanha demanda, onde não se observa o estatuto do cliente.
Aliás, quem deveria se importar mesmo com isto, hem ?
sábado, 26 de outubro de 2013
OITO DÉCADAS DE ESPERANÇA
Daqui há 70 dias aproximadamente Sta. Izabel chegará às suas oito décadas de fundação. É um município relativamente novo, olhando-se alguns outros no Pará, que já ultrapassaram o seu centenário.
Qualquer cidadão em sã consciência sabe que ainda estamos longe de atingir um desenvolvimento satisfatório, que nos coloque entre os que mais progrediram e continuam progredindo, sendo municípios com igual tempo de criação e alguns até com muito menos. A derrocada sofrida por nosso município entre os anos 50 e 70, deixou o saldo amargo da apatia e da ausência de senso criativo, empecilhos que ainda infelizmente, estão arraigados em nossa política, que se comprova com a falta de lideranças capazes de incrementar ações eficazes e decisivas para viabilizar nosso desenvolvimento. Claro que o que se vê, tem-se repetido por longas e longas décadas, onde não se dá prioridade a um planejamento racional e objetivo, ante legislativos e executivos que se sucederam, pouco afeitos ao debate consistente e construtivo.
Cada eleição é uma oportunidade de avançarmos neste sentido, quebrando velhos tabus, vencendo barreiras e sobretudo implantando novas táticas no campo político, que venham realmente abrir e aplainar o caminho do progresso. Infelizmente tem-se perdido tais oportunidades, num mar de indecisões e desencontros, que apenas nos fazem retroagir, quando muito, marcar passo.
Não obstante possuirmos requisitos primordiais, para darmos significativos avanços: nossa posição geográfica, recursos naturais e a capacidade indiscutível de muitos izabelenses.
Basta que nos utilizemos disso.
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
"REARRUMANDO" A CASA
DIZEM QUE STA. IZABEL O MAIS MODERNO PORÉM
É UM MUNICÍPIO SEM SORTE É DEIXAR "A CASA ARRUMADA"
BATENDO TODOS OS RECORDES E O CARA QUE VEM DEPOIS
DO SUL AO EXTREMO NORTE É QUEM RECEBE A C.A.G.A.D.A
QUE ATÉ JÁ TEVE POLÍTICO MESMO ASSIM NÃO RECUEMOS
SEM MERECER A FUNÇÃO DIANTE DO MENOSPREZO
SÓ ENTERROU ESTA TERRA "REARRUMAREMOS" A CASA
VISANDO SÓ ELEIÇÃO ESSE É NOSSO DESEJO
SEM USAR DO FRASEADO
MAS COM GARRA E MUITO PESO
É UM MUNICÍPIO SEM SORTE É DEIXAR "A CASA ARRUMADA"
BATENDO TODOS OS RECORDES E O CARA QUE VEM DEPOIS
QUE ATÉ JÁ TEVE POLÍTICO MESMO ASSIM NÃO RECUEMOS
SEM MERECER A FUNÇÃO DIANTE DO MENOSPREZO
SÓ ENTERROU ESTA TERRA "REARRUMAREMOS" A CASA
VISANDO SÓ ELEIÇÃO ESSE É NOSSO DESEJO
SEM USAR DO FRASEADO
MAS COM GARRA E MUITO PESO
domingo, 13 de outubro de 2013
SECADOR ESPIRITUOSO
Na barbearia, um remista mais "roxo" que azulino, enquanto esperava sua vez, saiu-se com essa: -Sabem qual a tática que o Paysandu está usando no Brasileirão? Como ninguém soube responder, ele explicou: -É do IOIÔ, porque ao mesmo tempo que ele sobe,desce.
QUEM FOI O CRAQUE
Quem acompanhou o futebol em fins dos anos 70 e início de 80, deve lembrar de um jogador com características polivalente, (pois atuava com desenvoltura em diferentes posições do setor defensivo), chamado Edmar, cujo nome se completa com o sobrenome Lima Sales. nascido em 31 de março de 1953.
Ele surgiu no Jurunas E.C. em 1973 aos 20 anos de idade e depois se transferia para o A.C. Izabelense em 79, sendo que todo esse período atuou como amador. Porém em 1980 era o primeiro atleta a assinar contrato como profissional com o Frangão da Estrada, quando o defendeu até 1982, sendo esta uma das melhor fases do clube em todos os tempos, considerando-se a conquista de títulos. Edmar fez parte deste momento glorioso ganhando o Campeonato local; o Campeonato Intermunicipal (o clube representou a LAI) ; Bicampeão do Torneio de Incentivo em 81/82 (hoje a Segundinha Paraense); Vice-Campeão Paraense (de direito) em 82 e alcançou o terceiro lugar na Taça de Bronze (atualmente a Série C do Brasileirão). Na época o Alvirrubro contava com uma equipe à base do interior e prata de casa como: Paulinho, Val, Carlinhos, Ivo, Edmar,Aderson, Junior, Nan dentre outros.
Aí portanto, mais um craque a ser incluído na Galeria dos Grandes Atletas Izabelenses, pelo seu talento e a dedicação ao nosso esporte.
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
QUEM FOI O CRAQUE
Didi no Fluminense |
Didi ficou famoso pela sua "Folha Seca", sendo um chute de efeito, onde a bola subia e caia repentinamente dentro do gol, iludindo o golpe de vista de muitos excelentes goleiros -além de exímio driblador que atuava como meia de apoio. Assim, em uma cobrança de falta contra o Peru no Maracanã, ele "assinava o passaporte" para o Brasil disputar a Copa de 58 na Suécia, na qual sagrou-se Campeão e posteriormente Bi, na Copa seguinte no Chile. Também fora cognominado "Príncipe Etíope" pelo renomado jornalista e escritor Nelson Rodrigues, pela elegância em conduzir a bola dentro de campo.
O craque encerrou a carreira em 1964 quando ainda disputou o Campeonato Carioca pelo Botafogo.
Em 12 de maio de 2001 viera a falecer em um hospital público do Rio de Janeiro, vítima de problemas no intestino e na vesícula, tendo comparecido vários colegas e amigos no sepultamento.
Se vivo estivesse ele completaria 84 anos, no último 8 de outubro (terça-feira).
Realmente um "cracaço" de bola.
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
QUEM FOI O CRAQUE
Abílio Teixeira da Costa ou simplesmente o Abílio, um cidadão nascido em nossa cidade no Bairro do Jurunas e membro de uma tradicional família izabelense. Desde cedo já jogava as suas peladas de rua ou mesmo no campo do Jurunas Esporte Clube, com a garotada da vizinhança. Ao atingir a idade adulta, passava a defender o clube do bairro, que tinha como presidente o incansável desportista Júlio Garrancho e que também reunia naquela época, bons jogadores como: Paraíba, Zé Tintim, Molambo,Sabará dentre outros. Em fins dos anos 60 fora convidado pelo pelo saudoso Manoel Silva para fazer testes no Abreuzão, onde aprovou e vinha preencher a lacuna deixada pelo veterano Orlandino, na extrema-direita.
Campeão do município por várias vezes jogando pelo Izabelense, Abílio marcou presença no nosso futebol por possuir um forte arremesso, que era aliado a sua impetuosidade e agilidade -características aliás, que o levaram a ser convocado pela então LAI, a defendê-la no Campeonato Intermunicipal.
Por volta dos anos 70, motivado por uma séria lesão em um dos joelhos ele deixava o futebol, ainda com muita disposição para o esporte.
Por esses méritos, é mais um que figurará para sempre, na Galeria dos Grandes Atletas do nosso município.
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
IZABELENSE DEIXA A SEGUNDINHA
O A.C. Izabelense fez no sábado à tarde (5/10), sua última apresentação no Campeonato Paraense da Segunda Divisão de 2013, ao empatar com o C.M. Ananindeua em 1x1 no Mangueirão. O nosso representante que estava na Chave A1 (onde concorriam também o Tiradentes e o Sta. Rosa), ainda conseguiu somar 8 pontos na marcha classificatória. insuficientes portanto, para passar à segunda fase dessa competição.
O nosso Alvirrubro, hoje com uma nova diretoria à frente o esforçado empresário Milton Yamada, após algumas solicitações de simpatizantes, resolveu participar da referida competição e, como tinha optado primeiramente por um trabalho de restauração do clube, como quitação de dívidas com o INSS, melhorias no Abreuzão, com: novo alambrado, recuperação do gramado de jogo, portões de emergência, sanitários dentre outras obrigações exigidas pelo Estatuto do Torcedor, levou este presidente a decidir por uma equipe de base caseira. Obviamente que não se podia exigir tanto, de uma rapaziada que fazia sua estreia em competições oficiais, muito pelo contrário, se apresentou muito bem e se houver uma continuidade nesse trabalho, poderá render melhores resultados futuramente.
O Izabelense precisa também organizar-se como um verdadeiro clube, isto é, construir sua sede, seguir os estatutos, oferecer lazer e promoções diversas, no sentido de atrair o maior número de sócios possível. Para isso, tem que criar alguns departamentos de apoio, que auxiliem a diretoria executiva em várias tarefas.
Com uma necessária organização, deixará de ser um mero clube de peladeiros de final de semana e será evitada a figura do oportunista, que apenas ridiculariza e tira proveito de uma agremiação, hoje quase nonagenária.
Optemos por este caminho presidente Milton, mostremos a determinados aproveitadores e sanguessugas, que o Izabelense pode ser muito maior que isso,
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
LEÃOZINHO : BOM EXEMPLO
Rapaziada azulina comemora um dos gols |
Para os que não acreditam na prata de casa, taí mais um grande exemplo: o Clube do Remo que vem mantendo uma excelente equipe na categoria Sub-20, com atletas da terra, após ser Campeão Paraense, tem se mantido em evidência no Certame Brasileiro. Ontem (2/10) no Mangueirão, a rapaziada sapecou uma goleada no Flamengo carioca, diante de uma torcida de 25 mil expectadores, bem maior que muitos jogos entre profissionais. No primeiro tempo o Leão Azul fez 1x0, com Sílvio de cabeça e na etapa secundária, Rodrigo completava a goleada de 3x0. Com esse resultado, o Remo está bem perto das quartas de final, visto que, os flamenguistas precisam vencer por quatro gols de diferença o jogo de volta no Rio de Janeiro.
O Remo alinhou com: Jader; Andrey, (Alexandre), Igor João, Yane, Alex,Juan,Nadson,Rai e Rodrigo; Sílvio (Edcléber), Guilherme e Beto. Técnico: Valter Lima.
É possível que isto se constitua em mais um motivo, para que os dirigentes de clubes paraenses, voltem os olhos para as categorias de base, dando-lhe mais condições e todo o apoio necessário.
Assinar:
Postagens (Atom)