domingo, 28 de setembro de 2014

IZABELENSE CAI, LUTANDO


     O Izabelense fez ontem (domingo-28) a sua segunda apresentação no torneio da Segunda Divisão Paraense-2014, sendo goleado pelo Bragantino no Diogão, na cidade de Bragança.
   O Frangão após um excelente primeiro tempo, quando inclusive teve um gol anulado (ao nosso ver , com muito rigor) numa cabeçada de Japonês, levava sempre perigo à meta adversária, conseguindo até dominar as ações em alguns momentos, porém o marcador ficou em 0x0. 
   O castigo veio logo a 1 minuto da etapa seguinte, pelo lado esquerdo, em um chute indefensável, dentro da grande área.O Bragantino voltava a marcar de pênalti, mais o Izabelense não se entregava, quando teve duas bolas que se chocaram com o travessão e ainda uma que o zagueiro contrário desviou do seu próprio goleiro e a bola caprichosamente foi para fora.O Tubarão do Caeté voltava a marcar já no final da partida, num tiro rasteiro e cruzado fechando o marcador.
   De qualquer maneira, menção para a rapaziada Alvirrubra, que em momento algum se entregou, porém fora surpreendido em uma tarde infeliz - num prélio daqueles que se diria, não foi o que espelhou a luta e até a sobrepujança da equipe cá de casa.
  O Iza tem agora o Tapajós/Santarém quarta-feira (1outubro) à tarde no Abreuzão,com o propósito único de vencer ou vencer, para se manter vivo na competição.
  Vamos lá torcer galera, o Izabelense é o nosso representante, a nossa bandeira esportiva!

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

VELOCIDADE PÕE EM RISCO PEDESTRE


       A Av. Pedro Constantino por tratar-se de uma das vias que liga a BR-316 com a  parte mais central da cidade, onde se concentra o comércio, repartições , bancos, mercados , feiras, templos etc...etc, cuja convergência leva a um intensivo tráfego, inclusive um acentuado número de pessoas que transitam pelas laterais dessa avenida, arriscando-se, pois existem apenas duas pistas de 4m de largura e infelizmente as calçadas laterais estão ocupadas com comércio e oficinas, bem como, é obstruída com obstáculos de toda sorte e ou, por desníveis acentuados. A largura da pista de rolamento mal dá para passar dois veículos de pequeno porte, e os pedestres têm que utilizar os cerca 0,80 m que lhes restam para se locomoverem em iminente perigo. Como se não bastasse, alguns "motoqueiros" usam e abusam da velocidade máxima (às vezes com descarga aberta), sendo outro desrespeito aos moradores ao longo da citada avenida, quando se fere de maneira acintosa às leis de trânsito. Sem falar nos "malabaristas de uma roda só (bicicleta e moto)", que infestam esta via, aproveitando o horário de menor movimento.
     Sugere-se como medida prática e eficaz, a implantação de lombadas ao longo da citada avenida, pelo menos de 50 em 50 m ou uma ação policial contínua, para inibir tais irresponsá veis.
     Os moradores agradeceriam sensibilizadamente.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

IZABELENSE 3x1 TIRADENTES


    Jogando ontem (24/set.) no Abreuzão em partida válida pela Segunda Divisão Paraense-2015, o Izabelense venceu o Tiradentes (da capital) pelo escore acima.
  Ainda no primeiro tempo o Frangão já vencia por 1x0 e no segundo,dilatava para 2x0 -sendo que o time da PM diminuiu e Marquinhos consolidava o placar, de pênalti - embora este jogador tenha perdido em seguida outra penalidade.
  Jogo bastante corrido, principalmente pelas equipes apresentarem jogadores em sua maioria jovens,e que ganhou muita movimentação após a abertura do placar pelo Frangão, naturalmente.Apesar da quarta-feira, o Abreuzão recebeu um bom público,quando o Izabelense aproveitou bem este embate em seus domínios, faturando 3 pontos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

VAMOS LÁ, FRANGÃO !

Acima a nova rapaziada do Alvirrubro Izabelense

     O Izabelense estará fazendo hoje (24, quarta-feira) a sua estreia na Segunda Divisão Paraense em jogo previsto para as 15h 30 no Abreuzão, diante do Tiradentes, o Tigre da PM.
     O nosso Frangão da Estrada vem se preparando desde julho deste ano, conta com uma comissão técnica onde figuram, o ex-jogador Marquinhos, que deverá também reforçar a equipe, Luizinho e Caroba (treinadores de goleiros), Junior Mártires como médico, dentre outros. Marquinhos na condição de técnico, conseguiu reunir vários atletas jovens, sendo a maioria prata da casa, tendo o seguinte elenco à sua disposição: os goleiros Junior I e Paulinho;zagueiros:Cabeção,Carlão,Ted, Ramon;meio-campistas:Marquinho,Rogerinho,Dieguinho,Alex,Zico e Elisio; atacantes:Rai,Lucas,Rodrigo,Negueba,Japonês e JuniorII.
     Do adversário pouco se sabe, porém é uma equipe tradicional e de respeito, com grandes participações no Certame Paraense.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

C A R T U N L I N O


 Assim reage meu compadre Pedro Cascadura, quando entra o programa eleitoral. E muito p... ele ainda afirma: "É um mesmo "filme" que não se muda sequer o roteiro!".
-Calma Pedro, pior seria se fôssemos obrigados a assistir, como o é, votar.
-Né mesmo?

domingo, 21 de setembro de 2014

VAMOS VESTIR (LITERALMENTE) A CAMISA GENTE !


 
      Conversando com o também benemérito  Dr.Jairo Pereira (ilustração), tentamos colocar em dias, assuntos relativos ao A.C. Izabelense e a necessidade de "arrumar-se a casa".
    Verifica-se que de forma equivocada, já existem grupos se "fantasiando" para apresentar chapa à eleição de abril do ano que vem.
    Sem a pretensão de desmotivar os pretendentes a futuros mandatários, reiteramos nossa posição de que, para tal, o cidadão tem que mostrar quais planos teria para o melhor porvir do Clube. Depois, tais pleitos á partir do "despejado" Carlinhos Jaú, não foram (e não são) consubstanciados na forma legal, por uma série de senões cometidos contra os estatutos da agremiação -quer dizer que, assumem-se de fato, não de direito. Para se ter uma eleição lisa e consequentemente válida, necessita-se tão somente que não se ignore o Quadro de Beneméritos e cumpra-se regiamente os estatutos da entidade. O que se depreende que, uma associação nonagenária como o A.C. Izabelense, que possui suas normas internas, não pode ficar à mercê do sr. Dejalma Souza e outros, que arranjam "sócios" em cima da hora e geralmente "elege" pessoas, que concordem com seu recalcitrante plano, de manter várias equipes de decrépitos dentro do clube, o que não condiz com o futuro do nosso futebol e nem tampouco com a imagem alvirrubra. A comprovação óbvia que se chega, é que há  cerca de 20 anos, o outrora estruturado Izabelense, não passa sequer no "vestibular" da Segundinha. 
    Também no bate-papo informal, apresentamos um acurado estudo, em forma de ante-projeto, sobre o aproveitamento racional do Abreuzão, contando com a área reclamada junto à Prefeitura Municipal (pela Rua Noé de Carvalho) ao que se presume, terá o responsável endosso do atual gestor.
   É também de suma importância, que o clube volte suas vistas para novos empreendimentos, ou seja, novos projetos que contemple um quadro de sócios mais denso e coeso e para isso, necessita de planos para cativá-los.
    O diálogo com os históricos sócios benemerentes, não pode ser evitado ou desconsiderado, como querem alguns ávidos a chegar ao cargo maior da entidade - como se o Clube só passou a existir após as suas chegadas. Quando uma dose de consciência e humildade, jamais fazem mal a ninguém.
   Afora isso, lamentavelmente teremos o repeteco de anos e anos, onde o clube perde cada vez mais sua antes fulgorosa imagem, despencando no fosso do ostracismo.
   Talvez seja por isso, que grupos empresariais da cidade, já quiseram requerer o nosso estádio -o que decretaria sumariamente a sua falência. 
   É lamentável. O Izabelense parecer ter virado "casa de mãe joana".
   Resta aos que têm um passado ilibado e contributivo durante tantos anos junto ao nosso querido Vermelhão da Estrada, evitarem o pior.
    

sábado, 20 de setembro de 2014

SEGUNDINHA SUCATEADA ?


    O início da Primeira Fase do Certame Paraense-2015, conhecido também como Segundinha, foi adiado (começaria 20/09), em função da desistência de mais dois clubes, Sport Belém e Grêmio Carajás, que à última hora solicitaram "um tempo".
   Ora, verifica-se aí portanto, certas agremiações que pretendem montar um time para o referido torneio, sem no entanto reunirem condições de mantê-lo, põem-se a sonhar alto e acabam desistindo quando a bola já vai rolar. Ainda bem que dois outros, pediram pra sair talvez antes de ser a tabela elaborada  -e isso quer dizer que dos doze que solicitaram inscrição inicialmente, restaram apenas 8 concorrentes, que lutarão para conseguir as duas vagas conforme o regulamento estabelecido pela FPF.
   O nosso Frangão da Estrada totalmente apto(com uma equipe formada com a prata da casa), aguarda agora sua estreia que ao invés deste domingo (21), acontecerá na próxima quarta-feira à tarde no Abreuzão, frente ao Tapajós/Santarém.
   Uma boa medida seria punir tais agremiações, pois como se sabe, cai por terra toda uma programação e preparação, sendo um desconforto para os clubes,bem como, para a própria Federação de Futebol.  

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

QUEM FOI O CRAQUE


  Por volta dos anos 50 o A.C. Izabelense sempre se mantinha em atividade, com equipes tradicionalmente competitivas, dentro do esporte amador. Fora um período áureo onde se destacaram grandes atletas como o centro-médio (hoje o cabeça de área), Pedro Brito (ilustração), que também atendia por Pedro Tarzã, por seu físico avantajado, apesar dos aparentes 1,70 m de altura. 
    Chegou à cidade como motorista do antigo DER,( hoje a SETRANS), ele que era cunhado  de um fiscal (coletor) de rendas, no município. Embora sem afirmação assegurada, Tarzã deve ter atuado no Vermelhão por cerca de cinco temporadas, formando um trio intermediário juntamente com Major e Milton -que compunham os primeiros homens de combate no sistema tradicional da época.
    Tratava-se de um jogador de apurada técnica, lutador, além de exímio cobrador faltas à longa distância e penalidades, quando marcara inúmeros gols, e ainda executava o drible de corpo com extrema maestria.
    Ele participou de formações memoráveis do nosso Alvirrubro, juntamente com feras da época como: Quirica (goleiro), Orlando Santana, Curica, Bira, Ceará, Orivaldo, Vela Branca, dentre outros.
     Pedro Tarzã, ainda particiava (nas folgas) de equipes como, Uberabinha (Telégrafo) e Paraense, que disputavam o Certame Suburbano em nossa capital.
     Acredita-se que tenha falecido depois de sua longa estada em nossa cidade, já aposentado, por volta dos anos 80, em Belém.
     Aí portanto para os nossos saudosistas, parte da história  de um dos grandes futebolistas que atuou no nosso Vermelhão da Estrada, craque digno da nossa Galeria dos Grandes Atletas e que naturalmente merece nossa homenagem, gratidão e merecido respeito.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

C A R T U N L I N O


           COINCIDÊNCIA?

     Os caras vão querer dizer que o Lino tá lé,lé.Explico: a afirmativa aí embaixo é da dançarina Andressa Soares, docemente alcunhada de"Mulher Melancia", ela que fora acusada de rede de prostituição.Satisfeita a dúvida, não tem nada a ver com os nossos políticos.

domingo, 7 de setembro de 2014

GARBO E CIVISMO NO DIA DA RAÇA


     Após o desfile de pequenas escolas e creches na sexta-feira (5), a Prefeitura Municipal dava curso aos festejos alusivos à Semana da Pátria no domingo (7), quando se apresentaram ao palanque oficial vários grupamentos, que iniciou-se às 9 h com a revista do gestor Dr. Gilberto Pessoa e comitiva, a todos os desfilantes.
    A cortejo percorria toda a extensão da Av. Pedro Constantino e fazia sua evolução em frente ao palanque oficial, armado na Praça da Bandeira, que encontrava-se totalmente tomada pelo público.
                    
O palanque oficial

Ala dos Bombeiros
O grupo Molay
Escola mostrando produtos da terra
Jovens musicistas
Uma das bandas marciais
A arquibancada lotada por populares
     
    O Corpo Municipal de Bombeiros e sua Escolinha começava a parada por volta das 9h40, para em seguida os inúmeros estabelecimentos de ensino, inclusive de música e a  ala Molay (Maçonaria) completaram com muito garbo e entusiasmo os festejos da Pátria, que teve seu término em torno das 14 h como muitos fogos.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

C A R T U N L I N O

 


    Seleção tem dois amistosos nos Estados Unidos enfrentando Colombia e Equador. 
   Dunga tem a chave para renovar um time, que começa a
ter a sua (dele) cara.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

QUEM FOI O CRAQUE



     Muitos torcedores do Frangão da Estrada viram as defesas acrobáticas e mirabolantes de Luiz Carlos de Souza, para quem não sabe, o Luizinho, que é natural do nosso município e iniciou a carreira em 87, tendo arrebatado vários títulos. Ele dava tranquilidade à defesa, praticando um futebol seguro, arrojado e de muita técnica, -apesar de sua estatura mediana. No mesmo ano (87), passou a defender o Tiradentes de nossa capital, porém em 93 voltava ao Alvirrubro izabelense onde ficou mais um anos, transferindo-se em seguida para oSport Belém , onde encerrou a carreira. 
     Presentemente vem dando sua parcela de contribuição, no treinamento e descobrimento de novos goleiros no Abreuzão.
.