quinta-feira, 18 de setembro de 2014
QUEM FOI O CRAQUE
Por volta dos anos 50 o A.C. Izabelense sempre se mantinha em atividade, com equipes tradicionalmente competitivas, dentro do esporte amador. Fora um período áureo onde se destacaram grandes atletas como o centro-médio (hoje o cabeça de área), Pedro Brito (ilustração), que também atendia por Pedro Tarzã, por seu físico avantajado, apesar dos aparentes 1,70 m de altura.
Chegou à cidade como motorista do antigo DER,( hoje a SETRANS), ele que era cunhado de um fiscal (coletor) de rendas, no município. Embora sem afirmação assegurada, Tarzã deve ter atuado no Vermelhão por cerca de cinco temporadas, formando um trio intermediário juntamente com Major e Milton -que compunham os primeiros homens de combate no sistema tradicional da época.
Tratava-se de um jogador de apurada técnica, lutador, além de exímio cobrador faltas à longa distância e penalidades, quando marcara inúmeros gols, e ainda executava o drible de corpo com extrema maestria.
Ele participou de formações memoráveis do nosso Alvirrubro, juntamente com feras da época como: Quirica (goleiro), Orlando Santana, Curica, Bira, Ceará, Orivaldo, Vela Branca, dentre outros.
Pedro Tarzã, ainda particiava (nas folgas) de equipes como, Uberabinha (Telégrafo) e Paraense, que disputavam o Certame Suburbano em nossa capital.
Acredita-se que tenha falecido depois de sua longa estada em nossa cidade, já aposentado, por volta dos anos 80, em Belém.
Aí portanto para os nossos saudosistas, parte da história de um dos grandes futebolistas que atuou no nosso Vermelhão da Estrada, craque digno da nossa Galeria dos Grandes Atletas e que naturalmente merece nossa homenagem, gratidão e merecido respeito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário