sábado, 29 de novembro de 2014

HÁ 60 ANOS ATRÁS ...


      Já se passaram precisamente seis décadas, que uma marchinha de carnaval fez um estrondoso sucesso nas ruas e nos salões. Ela se chamava a "Marcha da Saúva" e  fora gravada por uma dupla sertaneja de nome Alvarenga e Ranchinho. Aqui repetimos seus pitorescos versos, justamente para a galera que nasceu dos anos 70 para cá. Veja como a coisa era feia desde 1954, quando ela estourou nas paradas .
                                           
                                           Ou o Brasil acaba com a saúva
                                           Ou a saúva acaba com o Brasil
                                           Tem saúva na lavoura
                                           Tem saúva no quintal
                                           Mas onde tem mais saúva
                                           É no Distrito Federal, quá,quá,quá
                                           Esta é a pior saúva seu Cabral
                                           Que não trabalha e mete a mão no capital

   -Será que ainda faz sentido?

    

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

AÇÃO DEVASTADORA E IMPENSADA

A primeira estação em Sta. Izabel
O triste "cemitério" da EFB em Benevides

  No próximo dia 31 de dezembro, faz 50 anos que o Pará, mais precisamente a sua Região Nordeste, sofreu um dos piores golpes de toda a sua história, que foi a extinção sumária da Estrada de Ferro de Bragança,  pela Ditadura Militar de 64.
    Esta ferrovia que foi inaugurada em 1883, com o primeiro trilho fixado na estação de São Braz em nossa capital, fazia parte de um plano de desenvolvimento dessa região, no sentido de povoá-la e tranformá-la em uma grande área agrícola, para abastecer principalmente a capital.
    Em Sta. Izabel, que ainda era vila, o trem chegou dois anos depois(1985) e em 1908 alcançava sua meta final que era a cidade de Bragança, completando o percurso de 222km,  quando pouco antes  de sua desativação, já contava com modernas máquinas à diesel e confortáveis carros de passageiros.
   Com a abrupta extinção, muitas cidades deixaram de se desenvolver pois ficaram isoladas, bem como, houve considerável aumento nos preços dos produtos agrícolas, dentre outros, que passaram a ser transportados por via rodoviária. 
    Um dos principais motivos alegados para o ato da abolição da EFB, fora sua ineficiência, juntando-se à corrupção.
    Porém no cômputo geral, quem perdeu mesmo foi o povo paraense.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

R E M I N I S C Ê N C I A S


    Para os mais moços: a foto acima foi registrada há 55 anos. Esses seis atletas formavam uma sólida defesa da então Seleção Paraense de Futebol em 1959, onde vemos da esquerda para a direita: Iran,Nonato,Macaco,Chininha,Socó e Asas. 
   Lembrando que o Pará fora por várias vezes Campeão do Norte, sempre utilizando jogadores da terra e o Certame Brasileiro era disputado entre escretes de cada estado.

   Fonte: "Gigantes do Futebol Paraense"- vol.I -Ferreira da Costa.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

TRECHO DA PA-140 PERIGOSO


     Aconselha-se aos condutores que viajam pela PA-140 no sentido da balsa, para que tenham bastante cuidado. É que há (aproximadamente) cinco quilômetros do porto, a rodovia apresenta uma visão estreitada, em decorrência da alta vegetação nas laterais, que já envolveu o acostamento, aumentando assim, o perigo nas curvas.
    Seria de bom alvitre, que nossas autoridades orientassem a Setrans.
    Prevenir é sempre melhor que remediar... 

sábado, 22 de novembro de 2014

PAPÃO EMPATA E PERDE TÍTULO


    O Paysandu não conseguiu vencer o Macaé, empatando em 3 a 3 na tarde deste sábado (22) no Mangueirão, diante de sua grande torcida, que compareceu em massa e infelizmente, viu o título da Série C do Brasileirão, ficar com o adversário. O Paysandu abriu o placar no primeiro tempo, mas os cariocas se igualaram ainda no final dessa etapa. Na fase complementar a partida foi bastante movimentada, com as equipes buscando sempre o gol, porém o quadro paraense não conseguiu tirar proveito de jogar em casa, permitindo o resultado que lhe era adverso.
    Pikachu (ilustração) sempre bem vigiado, não rendeu o que se esperava, mas foi um dos que mais lutou pela vitória.
   Resta porém o consolo dos Bicolores, de no próximo ano, disputarem a Série B. 
   Menos mal.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

VERGONHA NO INTERMUNICIPAL


     Fruto do desinteresse de sucessivas gestões municipais e, desorganização interna, a LAMI-Liga Atlética Municipal Izabelense não disputava o Certame Intermunicipal por cerca de 10 anos. Neste ano (2014), talvez pela euforia eleitoral, recebeu o material básico para disputar o tal Torneio. Sem tempo para treinamento e reconhecidamente sem recursos para várias outras despesas, a direção da Liga optou por ser representada por um clube de pequeno porte do município. Aí a emenda saiu pior que o soneto: levou duas goleadas e ainda por cima, não compareceu para cumprir a tabela em Abaetetuba, contra o selecionado local, no domingo que passou.
   O resultado lastimoso é que além do vexame, deverá levar um "gancho" de dois anos pela falta de compromisso.
   Quem viu (ou participou) desta entidade esportiva nos primeiros anos de sua fundação, deve ficar perplexo e triste.
     Para os saudosistas, uma representação de nossa (ainda) LAI, lá pelos idos de 64. Vemos em pé o presidente Dr. Jairo Pereira, Jurandir, Jorge,Formiga,Osvaldino,Chico e Bibito; agachados:Orlandino, Maranhão,Pipio, Canhoteiro e Pipira. Bons tempos de amadorismo e suor pela camisa.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

C A R T U N L I N O

                                Com tetas "nunca vistas dantes, em 
                  tempo algum".

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

JUSTA HOMENAGEM

Quarentinha

      Ontem (18/11) o Paysandu Sport Club prestava reconhecida homenagem a um dos seus maiores atletas, Paulo Benedito Braga, o Quarentinha, que também completava 80 anos de vida. O ponto alto do preito foi a inauguração da estátua do craque erguida no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, onde compareceram vários diretores da agremiação, ex-companheiros do homenageado e boa parte da imprensa. 
     Conta sua história,que após ser revelado pelo Dramático (agremiação suburbana do Bairro do Jurunas), ele tentou por algumas vezes uma oportunidade no Clube do Remo, sem obter êxito. Porém casualmente,fora convidado pelo massagista bicolor,Carnaval, a se apresentar e fazer um teste no Paysandu. Quarentinha aprovou em cheio, virou ídolo, atuando por 18 anos no bicolor paraense, tendo conquistado 12 títulos. Apesar da pequena estatura, sobrava-lhe  talento e invulgar técnica, na posição de meia-armador, sendo o eterno 
Número 10 do Papão da Curuzu.
     Além de outras homenagens já recebidas, Quarentinha agora se eterniza como um dos maiores craques de todos os tempos do Paysandu Sport Club.

domingo, 16 de novembro de 2014

FRANGÃO CAI DIANTE DO BOTO SANTARENO


      Jogando um futebol muito aquém do que praticou na estreia diante do Parauapebas, o Izabelense perdeu ontem por 1x0 para o Tapajós/Santarém, na tarde deste sábado (15) no Souza.
      O gol surgiu ainda no primeiro tempo, em um chute de fora da grande área,  que o goleiro alvirrubro (parecendo encoberto) não conseguiu evitar. Na mesma etapa, o ACI tentava reagir mas talvez com o impacto do gol, errava em demasia na entrega de bola. O segundo tempo fora bem mais movimentado com o Izabelense tentando seu gol de empate e obrigando o adversário a recuar em algumas oportunidades  -quando o Frangão ainda teve duas bolas que se chocaram com o travessão e o goleiro santareno sem chances de defendê-las.
     Agora o Izabelense com 3 pontos na tabela, vai folgar duas rodadas e pega o Águia de Marabá, no Abreuzão.  

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

VOLTA DO PÉ-QUENTE ?


     Na quarta (12) no Abreuzão, o Izabelense não tomou conhecimento das possibilidades do reforçadíssimo Parauapebas, (que como se sabe, contratou o ex-time do Remo) e o Frangão ganhou de virada por 2x1 -apesar de uma penalidade bastante discutida contra o time de casa. O jogo agradou o bom público presente, porém o quadro visitante, no seu setor defensivo, abusou de entradas violentas, tanto que teve um jogador expulso por volta dos 30 minutos da etapa complementar. 
    O Izabelense para esta fase do Certame Paraense, reforçou seu plantel com cinco jogadores, além do treinador Zé Carlos  -mantendo praticamente a base da Segundinha, com isso, melhorou consideravelmente seu volume e padrão de jogo.
    Amanhã (sábado,15) no Souza, em Belém, o nosso Frangão tem novo compromisso frente ao Tapajós/Santarem, que apesar de ter sofrido uma goleada dos parauapebenses por 4x0, também fez novas aquisições e merece cuidado.
    A grata novidade na tarde dessa quarta-feira, foi a presença do grande benemérito Dr. Edilson Abreu (ilustração), que relembrando os velhos tempos, (olha que já se vão mais de 20 anos), dava assistência médica aos atletas descontraidamente e comprovando ser um "pé- quente".
  É isso aí. O futebol tem um poder agregador que nem Freud explicaria. Ou é uma "cachaça", como muitos preferem simplesmente definí-lo ?

    

terça-feira, 11 de novembro de 2014

FRANGÃO TEM JOGO DIFÍCIL

Equipe do Frangão na Segundinha, que foi reforçada com seis jogadores

     Nesta quarta-feira (12) às 15h 30, o Izabelense enfrenta no Abreuzão um dos adversários mais dificeis de sua chave, o Parauapebas que como se sabe, muito tem  investido e recrutou nada mais nada menos que nove titulares oriundos da equipe desfeita do Clube do Remo, sendo por conseguinte um sério candidato a uma vaga na fase principal do Parazão-2015.
    Na rodada passada o Iza foi a Abaetetuba e se viu derrotado pelo Vênus daquele município por 2x1, muito embora os izabelenses reclamassem de falhas gritantes na arbitragem, inclusive de uma penalidade não existente. Já o Parauapebas jogando em casa, goleou o desmotivado Tapajós por 4x0.
    O Izabelense possui uma equipe bastante jovem e voluntariosa -tenta ganhar conjunto a cada jogo, tem chances por jogar em seu campo, porém deverá manter-se cauteloso com relação a experiência da equipe adversária.
    Os desportistas Izabelenses devem ir ao Abreuzão apoiar o nosso representante, como o fazem torcedores em outros municípios.
    
    

PAU-MANDADO


    Folhetim aqui editado (distribuído mensalmente) e, reconhecidamente a serviço de uma família de políticos, agora tenta acender uma vela para Deus e outra para o Diabo. Explica-se: talvez para "agradar" a administração Gilberto, publica duas folhas elogiando seu trabalho, inclusive o governador reeleito Simão Jatene pela parceria à nossa Prefeitura. Porém, para contentar o "patrão", tira a máscara e desce o malho na reeleição do governador, acusando de fraudulenta, dentre outras "cositas".
   O mais interessante é que muitos, em nosso meio, aceitam tais hipocrisias de forasteiros "camaleônicos", infiltrados em nossa sociedade. Parece-nos que só aqui mesmo, se dá ouvidos a tipos assim.
   -É triste, mais é verdade...

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

NATUREZA INAPROVEITADA


    Se existe uma coisa que nós izabelenses, não podemos nos queixar é da dádiva da natureza em nosso território. Aproveitando um dia de folga, o cidadão pode deslocar-se com a família rumo à nossa região de igarapés e deliciar-se com o frescor de suas águas, aproveitando inclusive a aprazividade o sossego ambiental, onde estão belos rios, convidando os visitantes a se deliciarem nas cristalinas águas.
  Porém, para nossa desilusão, continua esquecida por não existir um plano que busque aproveitar aquela bacia aquífera, transformando-a em uma verdadeira estação de lazer e consequentemente divisas para o município. 
  Pelo andar da "carruagem política", ainda estamos muito longe disso.   

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

C A R T U N L I N O


FRANGÃO GOLEIA EM JOGO-TREINO


    Dando continuidade aos preparativos para a segunda fase do Parazão-2015, o Izabelense realizou nesta tarde de domingo (2), às 16 h no Abreuzão, um amistoso contra o São Francisco, um dos representantes de Santarém na competição. O Frangão iniciou a primeira etapa com cinco reservas, que foram substituidos ainda no final do primeiro tempo, porém já vencia por 2x0. Na fase seguinte apresentando boa movimentação conseguiu envolver o adversário e chegou ao elástico placar de 6x1.
   Para a campanha que segue o nosso Vermelhão contratou cerca de cinco jogadores que estrearam ontem, além do treinador José Carlos, que na Segundinha estava na Tuna. 
   Com os reforços, o Frangão ganhou mais consistência no meio de campo, bem como, no ataque, possivelmente os setores mais deficientes até então.
   Como se sabe a equipe cá de casa estreia no proximo dia 9/11 contra o Vênus (Abaetetuba) e sem dúvidas,
aproveitará esses seis dias para melhores ajustes no time.

sábado, 1 de novembro de 2014

VIDAS EM RISCO


    Atenção.Tem um irresponsável ao volante de um (Civic prata (?)), que teima em imprimir alta velocidade em pleno centro comercial. Na quinta-feira (30) por volta das 19h 30 ele quase atropela um casal que tentava atravessar a Av. Pedro Constantino, pois surgiu como um bólido vindo da Av. Antonio Lemos, sem respeitar o sinal. Parecendo estressado, ainda buzinou acintosamente para os transeuntes e seguiu sua desabalada e perigosa carreira, no sentido da BR. Infelizmente não deu para anotar a placa.Pessoas que trabalham às proximidades, disseram que o indigitado imbecil, é useiro e vezeiro em fazer isso, só não quiseram ventilar seu nome. 
   É assim.Tem gente que não pode estar dentro de um carro, que logo se acha dono da rua e do mundo -não passando de um aleijado mental.Se ele faz isso onde tem sinalização, imaginem nos inúmeros outros cruzamentos que não têm.Já não basta os ditos "moto-taxistas", que para eles, sinal é apenas enfeite ou vaga-lume.
   A propósito: quando é mesmo que vão "tentar" disciplinar o nosso caótico e já fatídico transito ?.. 

GENTE NOSSA


                                         Um ilustre cearense
                                Nosso prezado Ferreira
                                Encontrou na izabelense
                                A sua fiel companheira
                                Causídico por profissão
                                Em sua exemplar carreira
                                Avesso à má política
                                E a secular roubalheira