QUIRICA
Seu verdadeiro nome era Valdemar Bezerra, veio de nossa capital para atuar no Atlético Clube Izabelense, nos anos 50. Àquelas alturas o clube Alvirrubro de nossa cidade, mantinha suas equipes de futebol entre 1º e 2º quadros, em constante atividade e treinava em seu velho e humilde estádio às terças e quinta-feira, para os amistosos que invariavelmente aconteciam nas tardes domingueiras. Seus convidados eram clubes da capital, locais e de municípios próximos como: Castanhal,Vigia, Capanema, Igarapé-Açu, Curuçá, Marapanim, etc...etc.
O referido craque que era um excepcional goleiro, com cerca de 1,80 m e excelente porte físico, completava suas aptidões com uma incrível colocação, segurança , arrojo e elasticidade. A primeira vez que veio em excursão foi por um clube de nome 14 de Abril, provavelmente do Bairro de São Braz em Belém, logo deixando uma excelente impressão, apesar do seu time ser goleado pelo então famoso Vermelhão da Estrada. Meses depois, em uma segunda oportunidade, aqui estivera pela mesma equipe e também fora goleada, por Orivaldo & Cia. -quando este excelente arqueiro chorou copiosamente após o término da partida,dizendo-se nunca ter sofrido tantos gols em sua carreira. Naquele momento, o Izabelense tinha necessidade de contar com um bom goleiro, pois o titular tinha deixado a cidade. Coube ao Dr. Vitor Paz, por vezes conclamado Presidente de Honra, contatar com este jogador sobre a possibilidade de sua permanência no nosso Alvirrubro, oferecendo-lhe inclusive um emprego no extinto DER-Departamento de Estradas e Rodagens (hoje Setrans), o que foi aceito de imediato pelo citado atleta. Sem sabermos precisar seu tempo de estada em nosso município (talvez 3 ou 4 anos), porém o suficiente para mostrar e confirmar todo o seu talento como um dos melhores arqueiros que já vestiu a camisa do Izabelense , com um brilhante histórico de inúmeras vitórias em amistosos e torneios (festivas como eram mais conhecidos), junto ao clube que lhe abriu as portas.
Tivemos a notícia de seu falecimento anos depois, através do seu companheiro de clube, o ex-zagueiro Curica, confirmando que após sua volta para Belém, Quirica arranjou um bom emprego no Basa (Banco da Amazônia), onde ainda praticou também fut-sal, pelo Bancrévea.
Aí portanto companheiros, um breve relato de um dos Ídolos do Futebol Izabelense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário