terça-feira, 31 de janeiro de 2017
O ANALFABETO POLÍTICO
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo. ".
Bertolt Brecht
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
ERRO DE AVALIAÇÃO ?
Nem mesmo os mentecaptos acreditam que a crise em que o país foi mergulhado nestes últimos doze anos, é fruto exclusivo dos vaivéns da economia mundial -até porque o antes "expert no assunto", Lula da Silva, aduzira que a tal depressão não passava de "uma marolinha". É possível que ela (a crise) tenha mais se agravado, quando o país esgotou toda as suas reservas financeiras, gastando mal, desordenada e promiscuamente -dando-se ao luxo de financiar até obras em países ditos "amigos", numa destrambelhada "farra de bondades" com o numerário público. Somente a avaliação "pt-esquerdista", analisa o caos estabelecido, pelo prisma de sua isenção de responsabilidade e em contraposição sita as "inúmeras benfeitorias" quando estivera à frente da nação -,fato já conhecido e batido, para qualquer cidadão comum -e ainda para não deixar cair- o "topete", já culpa o governo interino-efetivo por todas as mazelas subsequentes. Resultado crítico: milhões e milhões de desempregados, inflação em patamares imprevisíveis, salários arrochados, atingindo em cheio os cidadãos até de classe média alta, que hoje se vêem na contingência de não mais poder pagar sequer um plano de saúde, onde somente no Estado do Pará força mais de 20 mil famílias a "inchar" e voltar às filas do famigerado SUS.
Na nossa humilde e rude observação, para não dizer que não teve ninguém culpado pelo desastre anunciado, vamos aventar que foi o ex-presidente Obama, que um certo dia de eufórica avaliação sobre o nosso também ex-presidente Lula, disse que ele era "O Cara".
Agora o mais difícil é dormir-se a sono solto, com esta opinião avaliativa. Né não?
sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
DEU NO JORNAL :
Obs: Qualquer similitude com o Império Romano de Otávio Augusto, (Pão e Circo), reveste-se de simples coincidência.
MAIS UM AMIGO QUE PARTE
Este Blog publica com imenso pesar o falecimento de mais um grande izabelense. Trata-se do cidadão Jacó Varela, que aos 86 anos deixou esta vida terrena, na quarta-feira, 18 de janeiro de 2017, sendo que seu sepultamento ocorreu na tarde de ontem no Cemitério N.S. das Dores em nossa cidade. Ele deixa viúva a senhora Maria do Céu Varela, filhos e netos. Jacó fora inclusive um grande futebolista nos anos 40, atuando em vários clubes da cidade.
Que Deus conforte sua família com sua esplêndida bondade e proteja a alma desse grande izabelense que se foi.
terça-feira, 17 de janeiro de 2017
OS "ABACAXIS" QUE SE MULTIPLICARAM
Simpatizantes e adeptos da gestão que hora se inicia devem lembrar do verdadeiro "bombardeio" ou massacre nos meios de comunicação locais, tentando levar logo de início, "a nocaute", a administração de Gilberto Pessoa, antes mesmo de completar 1 ano -apesar de sabermos que foi uma disputa justa e completamente livre de falcatruas em 2012. O inconformismo nascia talvez por tratar-se de uma campanha díspar, onde o vencedor conseguiu sobrepujar um verdadeiro "pool" de novos empresários (leia-se Aciasi) -porém como se viu, a vivência, a experiência política e a longa caminhada como médico no hospital (que ainda tinha o controle da considerada família Abreu) -levaram Pessoa ao Palácio Noé de Carvalho. Atuando como coadjuvantes, naquela eufórica e exterminadora "torcida contrária" , estavam pessoas que não conseguiram espaço como servidores junto à administração de Pessoa , juntando-se posteriormente àqueles que por algum motivo foram destituídos de alguma função na Prefeitura, além de alguns professores. -,enfim um "unificado e forte exército" de cidadãos, que por uma razão ou outra, passaram a inimigos figadais à administração do PSD -até mesmo pessoas que antes, eram fiéis escudeiros e tinham trânsito livre na residência de Pessoa, transformaram-se em "mui amigos", passando a inflamados adversários deste.
Após algumas indecisões e atabalhoamentos, o grupo então oposicionista, conseguiu "mirar" em seu candidato, que aliás era a única alternativa para fazer frente ao então prefeito Gilberto -que ali pelo meio do ano (2016), levava vantagem em qualquer pesquisa e naturalmente tinha a aprovação quase que unânime dos izabelenses -logo constituía-se em uma séria ameaça no que concerne sua reeleição.
Restava portanto ao grupo oposicionista, prosseguir na exterminação e descaracterização total da administração de Gilberto, onde valia: desde igarapés poluídos, deficiência na coleta do lixo, buracos de rua, falta de iluminação, asfaltamento, e água, violência, obras paradas, postos sem atendimentos ou mal construídos, desemprego, hospital parado (apesar de particular), pontes quebradas, ramais intrafegáveis , enfim apresentavam o caos generalizado, isto é, um município totalmente abandonado. Quanto às obras concluídas e em andamento, funcionários e fornecedores em dias, passavam ao povo que eram simplesmente obrigações e as construções eram "obras eleitoreiras". Enfim uma "orquestração" bem tramada e para isto, articulou-se uma equipe prenhe de informações (sem dúvidas bem remunerada), que com certa perspicácia e habilidade conseguiram que o povo assimilasse sua mensagem desejada -apesar das pessoas de bom senso terem a nítida compreensão de que esta infinidade de demandas vinham se arrastando principalmente, desde que o mesmo grupo empresarial levou Antonio Simão ao poder, bem como, Marió Kato, ambos com administrações abaixo da crítica, há 12 anos atrás. Por fim, completou-se a "degola final", com o rumoroso caso dos 11 milhões supostamente surrupiados dos cofres públicos, onde foi acusado o secretário (e filho) do próprio prefeito e alguns outros auxiliares, cuja denúncia partiu (presume-se) de pessoas que conheciam os bastidores do Palácio. Embora não concordemos em hipótese alguma com possíveis atitudes corruptivas -porém seria um excelente
Agora passada a euforia da ruidosa festa, todos (oposição e situação), esperamos que sejam cumpridos à risca,os inúmeros compromissos de palanque e logicamente sanados todos os problemas colocados a público e que se tenha realmente um governo de "mudanças" e de "prosperidade", para um município que ainda (para quem não sabe), possui o segundo menor PIB da Região Metropolitana de Belém.
domingo, 15 de janeiro de 2017
ACREDITEMOS, NÓS SOMOS CAPAZES
Colégio Antonio Lemos, uma de nossas relíquias arquitetônicas |
Por anos a fio este velho e incansável escriba, tem reforçado por inúmeras vezes, todas as vantagens, condições e atrativos que possuímos para alcançarmos o desenvolvimento continuado e pleno. Vale a pena relembrar que o nosso município fora manietado e solapado por uma incongruência política, que fez com que esta terra se isolasse e consequentemente estagnasse no tempo e no espaço entre 1950 e aproximadamente 1980. Obviamente só os que viveram tal época, sentiram e tiveram que experimentar todas essas dificuldades e mazelas inerentes, no que tange: saúde, educação, infraestrutura urbana etc...etc. Apesar do município sempre possuir indicativos e meios para progredir naturalmente, a falta de visão da política retrógrada e incapacitada da época, lhe retirava toda e qualquer chance de avanços significativos. Embora sempre tivéssimos como peculiaridades visíveis e naturais : a proximidade de um grande centro consumidor que é Belém hoje com mais de 2 milhões de habitantes, da qual distamos apenas 35 Km; duas rodovias que entrecortam nosso território de norte a sul e leste a oeste que são a BR-316 e a PA-140, onde a primeira nos conecta com o restante do Brasil e a outra com inúmeros municípios da Região Nordeste e do Estado; como carro-chefe, uma agricultura forte e em franco crescimento, seguida de perto por uma agropecuária em fortalecimento e expansão; recursos minerais onde a areia quartzosa ainda é (infelizmente) subutilizada, seguida da argila, piçarra, pedra bruta e água mineral; rios, igarapés e sítios paisagísticos e relíquias arquitetônicas (apesar do desmonte de algumas) e uma exuberante vegetação sendo que todos juntos, podem alavancar de forma célere e decisiva o nosso ainda insipiente turismo; ainda uma diversidade de frutas que propiciaria e ainda reclama a sua industrialização, além de uma culinária atraente e própria, onde se processam as várias iguarias extraídas da mandioca e outros inúmeros vegetais.
Pensar que tudo isso permaneceu (ou ainda permanece) por incontáveis anos, sob o desconhecimento ou a falta de perspectiva daquele período negro e inconsequente que em boa hora e pouco a pouco o município tende a desvencilhar-se, e que infelizmente nos legou um município soturno, estagnado em todos os sentidos e um povo sofrido, enfraquecido e desinformado -,logo sem parâmetros ou respaldo para reagir ou se reorganizar.
De minha parte, acho que faz sentido repensarmos esta triste página de nossa história, cujo propósito não é só condenar as marcas retrocessivas que a tal política de outrora nos deixou, porém nos leva à lições necessárias e importantes, além da firme convicção de que um dos sentidos do homem na face terrena é caminhar, muito embora os obstáculos e desafios lhes apareçam, ele tem que reunir forças para ultrapassá-los, porque ele tem que ter em mente que sempre pode melhorar e nada melhor que o passado para lhe servir de base, para novas e futuras investidas e caminhadas
-Sempre haverá esperanças no universo, se as gerações futuras, forem orientadas para o bem e o amor ao seu semelhante.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2017
CHARGES & CARTUNS NO TÚNEL DO TEMPO
Charge que relaciona os vencimentos de um deputado federal e o pobre trabalhador. |
Caricatura do saudoso Garrincha, (o anjo das pernas tortas). Imagem de um nipônico que resolveu "soltar a franga". |
Charge que retrata um político corrupto ao extremo. |
Charge com relação à perda da fábrica de latinhas, (que foi embora para Benevides) e que iria poluir um igarapé, por pura incompetência da administração Marió Kato. |
Placa em exposição em plena Rodovia BR-316, quando "assassinaram" a Gramática Portuguesa. |
Charge realizada fazendo alusão ao aposentado que sempre tem que fazer "ginástica" ou milagre, para sobreviver com o seu minguado salário. |
Charge idealizada em uma certa eleição, onde mostra o eleitor descrente com os políticos da época. |
Cartum criado quando os juvenis do Clube do Remo ganharam vários títulos e o time profissional (com um elenco envelhecido) perdia todas. |
Charge em 2002, quando FHC e seu ministro da Fazenda Pedro Malan, deram 3,5% ao servidor público, embora tivéssemos uma inflação insuportável no período. |
Charge que lembrava a situação nacional, quando foi lançada a marcha carnavalesca " A Saúva", que eram os políticos e funcionários públicos que saqueavam os cofres públicos. |
Charge bolada em1998 quando o então prefeito Edilson Abreu recebia o município em estado deplorável (por duas vezes de Alderico), e tinha que limpá-lo bastante para voltar a funcionar. |
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
OLHEM O QUE DEU NO JORNAL !
- Como é de domínio público, todos aliados a "nova administração", que teve também um "correligionário" tentando subornar uma senhora que tinha alguns votos numa certa comunidade. Mesmo assim, incutiram no povo a imagem da "salvação da lavoura". Tomara que estejamos enganados, mas...
sexta-feira, 6 de janeiro de 2017
83 ANOS DO NOSSO BERÇO
Praça da Matriz |
Hoje todo cidadão izabelense deveria sussurrar pelo menos um único minutinho dizendo: "Deus, abençoa e proteja este pedaço de chão brasileiro do qual tenho orgulho de ter nascido. Minha terra que chega aos 83 anos, de tantos vultos ilustres que deram tudo de si para que ela se tornasse digna de aqui vivermos. Perdoasse porém, àqueles que por impulsos impensados, concorreram para o seu regresso em épocas passadas. Nessas mais de oito décadas, quantas gerações pisaram neste solo, quantos amigos se confraternizaram nesta magna data e quantos casais deixaram por aqui seus frutos surgindo novos e promissores izabelenses. Todas essas novas criaturas, hoje têm o dever de cumprir um grande compromisso com a sociedade, zelando por esse recanto brasileiro, amando-o, respeitando e lutando para que a nossa Santa Izabel do Pará alcance o destaque merecido e o sonhado progresso que resultará no bem-estar de todos os seus filhos. Claro que podemos alcançar tudo isto, com organização, perseverança, disposição para a luta e sobretudo com amor, harmonia e respeito ao semelhante ".
VIVA SANTA IZABEL DO PARÁ, no seu dia maior!
terça-feira, 3 de janeiro de 2017
O QUE É A POLÍTICA ?
Para um ex-político cansado e pobre (acreditem!),depois de muitos anos militando nessa nobre atividade, deixou a função mais pobre ainda e assim respondeu quando lhe perguntaram o que era, (para ele), a política. Do alto de sua experiência assim se expressou: É a arte de fazer o bem, sem se locupletar com o dinheiro público. Aceitar humildemente, que é um servidor e não um "chefe", daqueles que lhe confiaram e o colocaram para gerenciar seus bens. Não ter o descaramento e a estupidez de enriquecer com o suor dos contribuintes -porque amanhã, já no fim da vida,ele será julgado e enaltecido não por ser rico, mas por ter servido ao seu semelhante e nunca se servido deste. Seu único pedido próximo à sua morte foi: que lhe envolvessem com a bandeira nas cores azul e amarela do seu país, ele era sueco.
-Infelizmente, poucos (bem poucos) homens públicos, trilharam por esse honroso e brilhante caminho e revelaram-se grandes estadistas.
segunda-feira, 2 de janeiro de 2017
APERTEM OS CINTOS, O DINHEIRO SUMIU !
Técnicos da área econômica prevendo que será prudente agora em 2017, que todos os executivos do país cortem ou regrem seus gastos, em função da crise ainda rebelde e sem previsão para cessar. Significa dizer que quem pensou em ter alguns milhões que o PT derramou de forma desordenada e irresponsável por 12 anos, agora as torneiras se fecharam, tornando difícil (não se sabe por quanto tempo) a vida dos novos administradores, que terão de maneirar a começar pelas contratações de pessoal (inclusive assessores com altos salários), mandando naturalmente o excesso embora.
-Trocando em miúdos: nada mais são, que os vaivéns da complicada e arcaica política tupiniquim.
Assinar:
Postagens (Atom)