quinta-feira, 19 de setembro de 2013

UM POVO QUE ASPIRA POR ...


     O atual município de Sta. Izabel do Pará, depois de ser um povoado em 1817, passou a vila em 1899, distrito de Belém em 1931 e finalmente sede municipal em 1934. Mesmo como distrito, já encampava todo as terras do hoje município de Ananindeua , bem como, a área total da Colônia N.S. de Benevides, tamanha era a sua prosperidade e expansão, onde a pujança do irmão nordestino nos legou esse desenvolvimento . Infelizmente  essa evolução, perdurou até próximo aos anos 50, quando o município fora tragado por uma politicalha que lhe trouxe o retrocesso e a decadência por cerca de 25 anos. Durante essa fase negra da história, o município mergulhou numa profunda decadência, onde gerações foram subestimadas diante da supremacia do grupo dominante, o que repercutiu nos setores vitais, principalmente na área política municipal.
    Apesar de alguns avanços , o município ainda não conseguiu decolar, face a ausência de uma visão e ações empreendedoras, para que se venha chegar a um superavit constante e robusto, o que daria fôlego às administrações a investirem mais em setores fundamentais, 
    Enquanto não tirarmos proveito da nossa privilegiada situação geográfica como a proximidade de um grande mercado consumidor que é Belém, o eixo rodoviário que nos liga a vários estados,bem como, os nossos recursos naturais, jamais poderemos avançar rumo ao desejável progresso.
   Porém o povo é que deve ser o juiz e, diante de sua soberania,pode optar ou não por uma profunda reformulação do sistema político. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário