segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MODELO ULTRAPASSADO


      O município de Sta. Izabel, que por muito tempo esteve refém da leviandade e irresponsabilidade de uma inoportuna liderança, entre 1950 e 1975, cujos danos ainda se fazem sentir nos dias atuais. Isto nos legou um quadro político, carente de ideias reformuladoras e progressistas, sendo que estes dois fatores, fizeram com que nossa economia não se expandisse o que naturalmente, inviabilizou o nosso desenvolvimento.
     Aos 80 anos de sua emancipação, o município ainda apresenta um crescimento econômico muito aquém do necessário e naturalmente, não consegue dar respostas satisfatórias a uma população que já ultrapassou a casa dos 60 mil habitantes.
     Sobrevivendo basicamente das verbas oficiais,FPM e ICMs, -cuja fatia maior deve suprir a máquina administrativa, sobrando pouco para grandes ações ou outros investimentos de vulto. 
      Assim como no passado, não se tem tido o esmero e o cuidado de erradicar o modelo assistencialista e improdutivo de outrora, onde literalmente tapavam-se os buracos mais profundos, deixando-se os outros pra depois.
      Torna-se portanto extremamente lamentável, verificarmos que anos pós anos, não termos sequer um esboço de planejamento, norteado a novos rumos, no sentido de robustecer o setor produtivo, abrindo-lhe novos horizontes, buscando-se assim grandes investidores em racionais parcerias. Ao nosso redor, temos exemplos de municípios, que tomaram como base o crescimento industrial e hoje têm sobejamente um Produto Interno Bruto, disparadamente acima do nosso. Para isso, necessita-se em primeiro plano, termos conhecimento e domínio de nossas principais fontes produtivas, elegendo-as passo a passo e prioritariamente.
      Obviamente que, a continuar com o inadequado modelo, estaremos passando ao largo das administrações modernas e, mantendo o município no patamar dos menos desenvolvidos da Região Metropolitana de Belém. 
     Não se pode esperar que o empresariado venha até nós, e sim, temos que atraí-lo, lhe dando todas as condições e coordenadas, para que aqui se estabeleça e compartilhe seu capital.
    
      
     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário