terça-feira, 24 de novembro de 2015
ANTIGOS CLUBES PARAENSES
SOCIEDADE ATLHÉTICA UNIÃO ESPORTIVA
Fundada em 15 de agosto de 1906 pela classe de motoristas, cuja sede situava-se na Praça Justo Chermont (Largo de Nazaré) e que tem como seu principal registro histórico, ter sido o primeiro Campeão Paraense de Futebol, dois anos após a sua fundação, isto é, em 1908, o que repetiu em 1910 tornando-se por conseguinte, o primeiro bi da competição. Ainda na sua longa trajetória esportiva com cerca de 60 anos, este clube veio a sagrar-se Campeão do Torneio Início do mesmo certame, em 1924 e 1927.
Utilizava-se como cores-símbolo em seu uniforme, o preto e o branco em listras verticais, além de calções brancos e meiões em branco, com detalhe preto. Apesar de não possuir estádio próprio, realizava suas partidas em Antônio Baena (Baenão).
Depois de um certo período em inatividade, voltou a disputar jogos oficiais, porém há de se considerar que teve suas atividades suspensas no ano de 1967, -, quando por quase toda essa década , manteve sua sede social na Av. Nazaré (em frente ao Colégio Gentil), onde inclusive realizava reuniões dançantes, como fonte de arrecadação.
Reapareceu em 2008 (agora representado pelo município de Ananindeua), quando disputou a Copa Centenário, onde Paysandu e Remo desistiram, ficando apenas a União Esportiva, Tuna e o Águia (Marabá) -,cabendo a este último arrebatar o troféu, empatndo em 0x0 com a representação alvi-negra da União.
O clube em toda a sua longa e vitoriosa existência, possuiu em seus quadros vários atletas que se destacaram no futebol da terra como, o goleiro Elpídio, os defensores Zito e Lobato, além dos atacantes Guimarães e Nahon, porém talvez o que mais brilhou em todos os tempos, fora Euclides Pessoa do Nascimento, o popular Marituba,seu grande centro-médio e eventual "coringa", que serviu ao seu único clube por 25 anos, inclusive como treinador.
Ele integrou por várias vezes o escrete paraense, tendo se sagrado em diversas oportunidades Campeão do Norte e considerado Símbolo do Esporte Paraense pela imprensa, em 1942.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário