quarta-feira, 13 de abril de 2016

HERANÇA MALDITA

Frente do Complexo Penitenciário

     Pode-se afirmar categoricamente que o município viveu até os fins dos anos 60, ares de tranquilidade, pelo menos no tocante violência. Porém no início da década seguinte, mal se sabia que os belenenses, incomodados com o Presídio São José, que se localizava em  zona urbana da cidade, conseguiam desvencilhar-se do problema, quando o governador Fernando Guilhon, elaborou um projeto para transferir (a quem quisesse), tal incômodo. Logo descobriu-se uma imensa área em nosso município (tinha que ser aqui) em  pleno Núcleo Colonial Araripe, na Vila de Americano, o que foi aceito placidamente pelo todo poderoso chefe político local, deputado Vitor Paz e seus seguidores. Coube porém ao governador Aluísio Chaves cinco anos depois (1977), inaugurar o que seria o primeiro de uma série de outros pavilhões prisionais, quando era prefeito Antonio Romão de  Assis. Em 1986 dada a imensa extensão da área, o então governador Jader Barbalho nos brindava com mais uma "monumental obra", a Colônia Heleno Fragoso sob a anuência do então amigo, o prefeito Alderico Miranda. No ano de 1998, o governador Almir Gabriel construía outro "grande empreendimento " em nosso território o Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II, estava prefeito Edilson Abreu. Daí sucederam-se outras obras como, Centro de Recuperação Anastácio das Neves, Centro de Recuperação Prisional do Pará III, IV, etc. 
    Nos últimos tempos com as sucessivas fugas, motins, tentativas de resgates, resultando em várias mortes, verifica-se a tamanha iniquidade, fato que motivou a população de Americano através de lideranças, solicitarem um basta nesta verdadeira aberração, apavorada e preocupada com o perigo que lhes ronda cotidianamente. 
  Para se ter uma ideia, apenas nestes últimos 5 anos vários foram os momentos de pavor vividos por funcionários, policiais e moradores do entorno, e até para quem se desloca pela BR-316, corre sério risco de uma bala perdida, em função das sucessivas tentativas de fugas, rebeliões com derramamento de sangue. Agora mesmo no domingo (10),  seis perigosos bandidos conseguiram escapar fortemente armados, estando a polícia ainda na tentativa de recapturá-los.
   Infelizmente, foi esse o legado que nos "presenteou" a velha política, inclusive para as gerações futuras.
   

Um comentário:

  1. Como visto, escrevi este comentário em 2016 e logicamente ainda não tinha acontecido essa nova tragédia de domingo (8 de abril de 2018), com um saldo assombroso de 22 mortos.

    ResponderExcluir