segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

BAÚ DO LINO



  ABRE
    Exatamente no dia 15 de maio de 1853,nascia José Teixeira da Matta Bacelar, na localidade denominada Vila de São Francisco, no interior da Bahia (hoje uma próspera cidade). Depois de concluir seus estudos como médico, especializou-se em homeopatia, e escolheu o Estado do Pará (àquela altura Província do Grão Pará), onde exerceu por muitos anos a nobre profissão. Em nosso município possuía uma bela vivenda, sendo um requintado sobrado, na rua que hoje leva seu nome,esquina com a Rua Azevedo Ribeiro, onde passava seus finais de semana. Reconhecidamente o Dr. Matta Bacelar, mesmo nos dias de lazer, atendia dezenas de pessoas izabelenses que lhe procuravam para tratamento de seus males. 
   Este insigne homem público, como prova de sua grande simpatia e apreço por nossa terra, fez seu último pedido que foi atendido: ser sepultado nesta cidade.
                                                                                                                                    FECHA

2 comentários:

  1. Olá, fico muito
    Feliz em ler estas palavras. O mencionado médico era meu tataravô. Pelo que ouvi e li na família era um homem honesto, generoso e ilustre cidadão da cidade.
    Estive a última vez na mencionada casa há pouco mais de 20 anos... fiquei muito triste quando meu avô a vendeu por não
    Mais conseguir cuidar dela.
    Um abraço e mais uma vez agradeço pelas
    Palavras.
    Lara Bacellar

    ResponderExcluir
  2. Prezada Lara: como cidadão izabelense, senti-me na obrigação de enaltecer a memória de seu tataravô,José Teixeira da Matta Bacelar pelos serviços relevantes prestados a nossa cidade de Sta. Izabel do Pará. Acrescento que o nome dele, está inserido no livro de nossa história, escrita por quem com ele conviveu, o saudoso Sr. Pergentino Moura, que o colocou merecidamente entre os vultos ilustres de nossa terra. Felicidades.

    ResponderExcluir