Nós, já calejados e juramentados filhos deste torrão, nos acostumamos a assistir todos os malefícios que a política inepta de outrora nos legou. Os 30 anos de atraso, obviamente que não poderia deixar outra coisa a não ser o marasmo agregado ao subdesenvolvimento. Na esteira desse triste episódio, viu-se o quase extermínio de um município que surgira como promissor, o primeiro mais próximo da capital e que poderia hoje estar ao nível daqueles que mais progrediram em nossa região. Aquele sistema político perverso e com ranso de "coronelismo", não permitiu que esta terra avançasse e dada a sua incoerência, nos levou à perdas irreparáveis quer patrimoniais, culturais, econômicas e mesmo política pois há muito tempo já devíamos fazer parte da Região Metropolitana de Belém.
Hoje utilizando-nos do bom senso, conseguimos reconhecer o quão retrocedemos, ou pelo menos deixamos de avançar, quando verificamos que estamos classificados na penúltima posição no que se relaciona crescimento, no ranking da RMB.
Agora, se os nossos atuais representantes usassem de uma boa reflexão, por certo estariam preocupados e seria uma matéria exaustivamente apreciada e debatida que é a iminente e nova perda do distrito de Americano -,que ao longo do tempo tem reclamado a falta de assistência que se soma a um sem-número de outras reivindicações logicamente com extrema e reconhecida razão. É preciso que se tenha em mente, que uma subtração como essas, significa além da redução territorial, também de renda, diminuição populacional o que repercute na também redução dos aportes federativos e uma série de consequências inerentes que poderão advir. Se há alguma chance de reverter-se politicamente a grave situação, só mesmo os nossos representantes sabem ou saberão responder.
Governar não é se estar à beira de um precipício e, não saber, ou fazer que não se sabe, que a imobilidade, ou um próximo passo em falso, pode custar-nos a fatalidade.
Infelizmente essa fatalidade sempre recai nas costas dos menos favorecidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário