Abílio Teixeira da Costa ou simplesmente o Abílio, é um dos muitos jogadores de futebol, oriundos do nosso município. Ele nasceu no bairro do Jurunas onde praticava as peladas nos terreiros frontais às poucas casas, quando a cidade ainda era bastante tranquila, ou no campinho do Jurunas Esporte Clube, onde ingressou tempos depois como titular.
O clube Alvi-Azul dos anos 60 e 70, que tinha como patrono o saudoso Júlio Garrancho, era uma das agremiações mais competitivas da época no nosso empolgante Campeonato Municipal, possuindo jogadores como: Cacareco, Zé Tim-Tim, Paraíba, Molambo, Sabará, dentre outros.
Depois de algumas temporadas no clube jurunense, Abílio ingressara no A.C. Izabelense em fins dos anos 60, convidado pelo saudoso Mestre Silva. Tempos depois assumia a titularidade com a saída de Orlandino, tornando-se um dos melhores extremas-direitas do Vermelhão da Estrada naquela época . Abílio, cujo futebol se caracterizava por possuir impetuosas arrancadas e um potente arremesso de direita -com isto, acabou sendo um dos grandes artilheiros do Alvi-Rubro em toda a história.
Esteve presente em nossa Seleção Municipal em algumas oportunidades, onde também obteve destaque, sendo inclusive campeão do município em várias temporadas pelo A.C. Izabelense.
Abílio teve porém que parar com o futebol, apesar de ainda cedo, em virtude de uma séria contusão em um dos joelhos , apesar de ter se submetido a uma cirurgia, que não teve resultado satisfatório.
Tive a satisfação de atuar com esse excelente colega, e o admirava pela sua pré-disposição ao time, sua garra e sua invulgar disciplina, além de ser um
Porém é mais um grande atleta que merece ser lembrado e homenageado pelo futebol de nossa terra, seu nome antecipadamente, está inserido na Galeria dos Grandes Atletas Izabelenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário