Time base do Izabelense, Campeão da Copa do Interior-1964 |
Há 51 anos, por essa época o então glorioso Atlético Clube Izabelense sagrava-se o primeiro Campeão de Clubes do Interior, fazendo jus a uma agremiação bem organizada e uma equipe (apesar de amadora), bem treinada que ficara na final com uma equipe de Vigia de nome Ypiranga Esporte Clube, da hoje vila do Espírito Santo do Tauá. Tivemos a honra de participar daquela fantástica equipe onde se destacavam: o arqueiro Cacareco, os laterais Vicente e Nego Chico, o zagueiro central Jurandir, o quarto-zagueiro Pipira, os meio-campistas Osvaldino e Pipio , e no ataque,: Alderico, Ratinho, Eu, Pipio e Lola. Esta base, ainda teve participação meritória nos Intermunicipais de Seleções em 64 e 65.
Anos depois (79 e 81) o município ganhava dois títulos pelo Campeonato do Interior . O Izabelense (já como profissional) em 82 chegou às finais do Parazão e, em 2010, o mesmo Frangão foi Campeão Paraense Sub-20. De lá para cá, nada de relevante.
Recordo tudo isso, ao ver nos jornais a decisão da Copa dos Clubes Campeões entre um clube de nome Palmeiras (Salinas) e outro chamado Barcelona (Vigia), sábado (11) no Baenão, bem como, a final do Intermunicipal de Seleções Sub-18, entre Castanhal e Marapanim.
Resta nos conformar com um Izabelense sem a menor estrutura clubística e muito menos organização, com "diretorias" meramente bisonhas -participar palidamente da Primeira Fase do Parazão, há mais de 10 anos, logicamente sem as menores pretensões de se destacar, tranformando-se em uma "ação entre amigos" ou uma área de lazer para pseudos sócios. Além de uma LAMI com administrações atabalhoadas, formando "selecionados" incompatíveis com a real representatividade do nosso futebol , chegando à situações caricatas e vexatórias .
Enquanto tivermos a míope visão (de um grupo) de que tudo está bem, nosso futebol declina ladeira abaixo, agoniza e serve apenas para satisfazer o esdrúxulo ego dos que hoje se intitulam mandatários.
Infelizmente, apenas alguns não veem, o quanto regredimos ou estacionamos, basta que se veja as performances do nosso futebol de outrora e faça-se a devida comparação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário