sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

UMA FOTO UM FATO

Em pé: Djalma Santos,Zito,Beline, Nilton Santos,Orlando e Gilmar;agachados: Garrincha,Didi,Pelé, Vavá, Zagalo e o massagista Mário Américo. Dessa equipe, os únicos ainda vivos, Pelé e Zagalo.

    Para se ter uma ideia a foto acima fará 58 anos agora em 29 de junho de 2016. Ela nos mostra a sensacional equipe da Seleção Brasileira que levantou o seu primeiro Campeonato Mundial em 1958 na Suécia, vencendo portanto os anfitriões pelo elástico placar de 5x2, com gols anotados por Vavá (2), Pelé (2) e Zagalo, no estádio Rasunda, em Estocolmo capital daquele país.
  Na época, muitos adultos solicitavam ao prefeito Francisco Nascimento, o popular Camisinha, o funcionamento da velha usina elétrica (movida à lenha), cujos jogos começavam por volta das 14 h. Meus jovens amigos tinham em média a idade de 14, 16 anos e juntamente com outros já mais adultos, nos dias de jogos, esforçava-nos para encontrar um rádio na casa das pouquíssimas pessoas que possuíam tal aparelho e ouvir as transmissões com qualidade precária.
   Neste jogo final, parece ainda ecoar em meus ouvidos o grito de "Campeão !". quando Zagalo fechava a goleada nos instantes finais. A pequena cidade transformou-se em um só coração (como dizia o hino), e as ruas repentinamente, transformaram-se em um vibrante verde e amarelo.
  Espelhava-se ali o nosso mais alto sentimento patriótico.  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário