quarta-feira, 22 de junho de 2016

UMA PRAÇA, UMA HISTÓRIA



     Até 1977 existia na cidade um simples obelisco que homenageava os militares brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial entre 1939 a 1945, quando o excêntrico e sanguinário Adolf Hitler atentou contra várias nações, exterminando milhões de pessoas, no intuito de fazer prevalecer a raça ariana, da qual descendia e ainda conseguiu as adesões da Itália e do Japão. Terminado o conflito vencido pelas Forças Aliadas, muitos brasileiros convocados para lutar nos campos italianos conseguiram sobreviver retornando à sua pátria, onde Sta. Izabel foi representado por cinco heróis, sendo os praças: Silvestre,Mateus da Silva, Elísio Brito,Manoel dos Prazeres e Paulo Figueiredo. Por muitos anos aquela símbolo permanecera abandonado, que ficava à beira da calçada da Praça da Matriz -tratando-se de um pilar em forma de uma bala, de uns 3 m de altura,  com uma circunferência de uns 30 cm, contendo a placa com os nomes dos militares e data de inauguração. 
    Coube ao então prefeito Antônio Romão de Assis (1977-1981), a ideia de transformar e melhorar aquela homenagem, para isso contratou o projetista local Orlando Lino, para criar um projeto mais significativo e abrangente ao tema, e que fora inaugurada no dia 1 de Maio de 1981 com o nome de Praça do Expedicionário. 
    Infelizmente anos depois, vimos com tristeza, o abandono e até a descaracterização do referido logradouro, por duas administrações, porém em boa hora, fora resgatado e totalmente revitalizado pelo atual gestor Gilberto Pessoa, voltando a ser um excelente espaço de lazer para nossa população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário