A foto do ídolo à esquerda e uma caricatura |
Chamava-se Ferenc Puskas Biró ou simplesmente Puskas e nasceu em Budapeste, Hungria, em 2 de abril de 1927 , faleceu em 17 de novembro de 2006 aos 79 anos. É considerado o melhor futebolista de seu país, tendo marcado 84 gols nas 85 vezes que atuou com a camisa da Seleção Magiar, notabilizando-se inclusive como líder nos anos 50, sendo uma equipe que ficou conhecida como "os mágicos magiares", eles que permaneceram por quatro anos invictos e ganharam Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos em 1952. Puskas tinha a patente de major e por isso ganhou a apelido de "Major Galopante" da imprensa. Tinha como principais característicasa habilidade, precisão nos passes, dribles curtos e uma canhota mortal, mesmo sendo considerado gordo e baixo para a prática do futebol.
Ele começou a carreira aos 16 anos num clube chamado Kipeste, tendo posteriormente ingressado no Honved também de seu país, que era a base da Seleção húngara, onde atuavam outros craques como: o goleiro Grosics, Buzansk, Zakarias, Loran, Czibor, Hideghuti, Kocsis dentre outros.
Puskas ainda jogou no Real Madrid ao lado do grande ídolo argentino Di Stefano, tendo se naturalizado espanhol, defendeu este país na Copa de 62 no Chile.
Em toda sua fantástica carreira marcou 512 gols em 528 partidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário