sábado, 30 de maio de 2015

UMA POR SEMANA


      Um suposto caricaturista de nacionalidade desconhecida, chamado King Broa ,  teria dito que chegou a realizar 20 trabalhos por semana em um determinado jornal da cidade de Kurupaco-Papaco. Ao chegar aos 80 anos, comentou que só produzia "uma por semana" (no bom sentido é claro !). Acha-se razoável a "colocação" de Broa, pois realmente esta é uma arte que requer muita percepção, concentração e imensa reserva de exagero e humor. 
     Como eterno "aprendiz de feiticeiro" tenho me "a rriscado" a elaborar vários "rabiscos", durante décadas no traço humorístico, onde já produzi centenas deles em um álbum que possuia e infelizmente sumiu. Também como Broa (não é como broa), tentarei publicar uma imagem caricata por semana no Blog do Lino e no Facebook, de figuras de SIP e quem sabe do mundo. 
    Hoje, estreando, trago a imagem simpatissíssima e conhecidíssima (sipiana), do dileto companheiro Reginaldo Gaspar.
      

quinta-feira, 28 de maio de 2015

NÚMEROS ASSUSTADORES DO CRIME


   O noticiário cotidiano estarrece e assusta a todos nós. Na semana passada, nada mais nada menos que 13 pessoas foram mortas dentro de 48 horas apenas na Região Metropolitana de Belém, vítimas de assaltos, brigas de rua, extermínio dentre outras causas. Isto significa 6 pessoas por dia, 180 no mês e 2160 no ano. Dentre as vítimas tivemos a maioria adulta entre 20 e 50 anos e uma criança de apenas 8 que fora atingida por um projétil, quando policiais perseguiam uma quadrilha. 
   Enquanto a segurança fica a desejar, bem como a saúde, a educação que também são relegadas a um segundo plano com corte de verbas, injetam-se alguns milhões nas Olimpíadas, construção de shopping para a Câmara, além dos bilhões surrupiados de órgãos públicos que jamais retornarão.
  -Resta apelar para o nosso anjo da guarda.

terça-feira, 26 de maio de 2015

C A R T U N L I N O


                           OS  VAIVÉNS  DA  BOLA
                                  
                                 Futebol tem dessas coisas
                                                          E por isso é curioso
                                                          Afastado  Pedro Minowa
                                                          Ele voltou "João Teimoso"
                                                         
                                                          Ante a reviravolta
                                                          Parece voltou a sorrir
                                                          Porque de agora em diante
                                                          Alguns têm que lhe engolir
                                                          
                                                          

segunda-feira, 25 de maio de 2015

C A R T U N L I N O


                 AS "ROSAS" TAMBÉM TÊM ESPINHOS

                                 

                                                     Mas que "rolo" desgraçado
                                                     Se meteu o Ezequiel
                                                     Ao chegar de madrugada
                                                     Sem fazer muito escarcéu
                                                     Lhe esperava dona Rosa
                                                     Igual um anjo do céu
                                                           
                                                     Mas estava enraivecida
                                                     Supreendeu o infiel
                                                     Ofertando-lhe uma rosa
                                                     Adoçou-lhe como mel
                                                     Depois"curou-lhe" a ressaca
                                                     Com um rolo de pastel
                                                                                                         



domingo, 24 de maio de 2015

O QUE ELES TÊM, QUE NÓS NÃO TEMOS ?

Imagem meramente ilustrativa

    O máximo que podemos ficar é boquiabertos, quando vemos o município de Benevides (que já pertenceu ao nosso), avançar cada vez mais, agora, com a implantação de um complexo industrial chamado Ecopark, construído pela conceituada Natura que já atua alí há vários anos, cujo projeto tem uma área de é 172 ha, bem à margem da BR-316. O novo emprendimento visa abrigar variados tipos de indústria desde o ramo alimentício ao farmacêutico, onde já se encontra a primeira alí instalada a Symrise, companhia alemã voltada para a fabricação de fragrâncias e perfumarias. 
   Com este moderno e arrojado empreendimento o vizinho município cada vez mais se destaca, amplia a sua capacidade produtiva e consequentemente oportuniza mais postos de trabalho para seus munícipes. Leve-se em conta que Benevides já possui uma fábrica de cerveja, de recepientes metálicos ( que aqui seria instalado), dentre muitos outros projetos que são viabilizados e sem dúvidas têm contado com total receptividade dos mandatários locais ao longo do tempo.
   Pelo andar da carruagem, com a nossa (crônica) incapacidade de planejar, atrair e gerir novos empreendimentos que redundem em fortalecimento e aumento de nossa produtividade, continuaremos como verdadeiros ineptos e indigentes, espremidos entre Castanhal de progresso incontestável e agora Benevides que já nos ultrapassou em renda e produtividade há muito tempo.
   Talvez um dia , aprenderemos o verdadeiro sentido do que é empreendedorismo ou o lato significado do que é política desenvolvimentista. Logicamente que perdendo sempre toda concorrência que poderia nos levar à prosperidade, resulta no que se vê por todos esses anos : um município condenado a ser um mero dormitório, ou eterno dependente daqueles que mais se desenvolvem. 
  -É lamentável. 

sexta-feira, 22 de maio de 2015

ACOMODAÇÃO E DESCASO


      É verdade que é uma comparação um tanto quanto esdrúxula. Porém quando se vê, velhos porém respeitáveis conselheiros do Cllube do Remo a se debaterem e primarem por uma agremiação melhor, afastando inclusive a atual direção por motivos de possíveis irregularidades -vemos de forma estarrecida os rumos que tomou o nosso A.C. Izabelense, hoje sob o domínio de decrépitos e pseudos-sócios, cuja meta e manter a qualquer custo alguém que comungue com seus recalcitrantes objetivos, ou seja, disponibilizar o gramado de jogo para suas peladas durante a semana. Claro está que, para o famigerado grupo, o que menos interessa é o futuro ou o engrandecimento dessa agremiação que caminha para o seu centenário e tem como um dos objetivos, disputar o Certame Paraense de Futebol. Aproveitam-se portanto do acomodamento e a não intervenção (como no Clube do Remo), de velhos baluartes e conselheiros e seguem "dirigindo-o" sem respeitarem seus estatutos, realizando pseudas-eleições com sócios fictícios, admitindo inclusive pessoas sem o menor vínculo com o clube a mandar e desmandar em seus destinos.
    Para os que não sabem, o Izabelense é considerado de Utilidade Pública pela Câmara Municipal, mérito concedido em datas passadas. Como tal deveria ter uma necessária atenção dos nossos atuais edis, principalmente aqueles que até o serviram como atletas em determinada época, verificando que há cerca de 15 anos, o clube jamais passou da Segundinha, sua desorganização enquanto uma sociedade esportiva é tamanha, que se desobedesce o seu principal artigo que diz : "bem representar o município esportivamente", e acima de tudo, orienta que o clube tem que ter uma Assembleia Geral, que é a representação dos sócios e ainda em respeito e atenção a tantos baluartes que fizeram esta gloriosa história. Vale aqui acrescentar, que nosso clube, já fora invadido por um anti-desportista que só o entregou por intervenção da Justiça, movida por um benemerente. Também não perdeu seu único patrimônio, o estádio, para a voracidade empresarial-capitalista em tempos atrás, dada a pronta intervenção de nossa edilidade.
    Como Sócio Benemérito que somos, desejamos sempre melhores dias para este Patrimônio Esportivo de nossa terra que é o Atlético Clube Izabelense -porém temos a nítida certeza que para voltar aos seus dias áureos
de glória, como um clube organizado, respeitado e disputar um campeonato profissional como antes, estamos há anos-luz disso.
    A menos que incorporemos o espírito dos remistas ou de desportistas de outros municípios, onde o amor e o ideal pelo clube de sua terra, fala mais alto e por certo, não oportuniza inoportunos em suas bandeiras.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

QUEM ARRISCA UM PALPITE?


Depois de evocar as forças de Pedro Stédile (MST) em tom áspero contra os que quiserem brigar com o PT, Lula tem aparecido mais "soft" ou pensabundo. Para uns a "Lava Jato" lhe tem preocupado; para outros, o governo Dilma não lhe tem agradado sobremaneira ; porém há quem diga que ele já começa a recarregar as baterias para 2018.
-Façam suas apostas.

sábado, 16 de maio de 2015

EMPREENDER OU EMPREENDER

Praça Sta. Izabel à entrada da cidade

    Buscar o crescimento de forma intensiva com base em novos empreendimentos sempre será a base de qualquer administração pública.
    Tomando-se como exemplo o município de Castanhal (apenas dois anos mais velho que Sta. Izabel), que desde a sua fundação apostou e hoje tem o resultado de uma política que cultivou o seu crescimento econômico. Ali se estabeleceram além da Companhia Textil, uma das pioneiras, mais dois grupos fortíssimos como a Nestlê (que sondou aqui se instalar) , a Amazônia Matheus, além de muitas outras que encontraram as portas abertas e se transformaram em marcos de desenvolvimento do hoje denominado "Município Modelo", que no presente exporta desde aço, frutas e massas. As famílias nativas de Castanhal, como: os Lemos, Porpino, Coelho, Magalhães, Bandeira, Leite, Espinheiro dentre outras, onde seus membros galgaram relevantes cargos na política como vereadores, prefeitos, deputados (estudual e federal), muito lutaram para o engrandecimento e o progresso do seu município.
    Enquanto nós aqui, éramos presos a uma politicalha irracional e inconsequente, onde um "murubixaba" dava as cartas por 25 longos anos, sem permitir que os mais jovens participassem da vida política do município, deixou apenas o rastro do destroço e a falta de perspectiva para com esta terra.
    Depois do desastre, por volta de 1975, viu-se um município surgir das cinzas, porém sem um norteamento, sem lideranças de peso, alternava-se entre administrações dúbias e ineficazes, excetuando-se aí um ou outro período. Tudo isso obviamente, levou o município um descompasso sem precedentes, e hoje infelizmente ainda deparamos com um quadro de pouco crescimento econômico-financeiro, em desacordo com o crescimento demográfico que ainda clama por melhores dias e oportunidades de trabalho, além de não nos empenharmos para atrairmos grandes empreendedores que já tentaram aqui se estabelecer.
   Sem uma robusta e crescente fonte de renda, obriga as gestões a se desdobrarem para saldar as obrigações mais prementes, pouco sobrando para outros setores que igualmente necessitam de recursos para seu funcionamento regular. Normalmente os gestores levam de um a dois anos para "azeitar" a máquina administrativa, e quase sempre queixam-se do antecessor de lhe ter deixado dificuldades ou embaraços. 
   Segue porém a procissão de uma política mais voltada para galgar-se o poder, porém o que pouco se leva em conta é: o que fazer para que o município se desenvolva e realmente chegue a uma posição de destaque sócio-econômica na RMB, uma vez que ocupa o quinto lugar entre os seis membros -mesmo sabendo-se que reunimos excelentes e estratégicas condições para avançar -basta que se tome posições, as analisemos e planeje-se uma melhor maneira de transformá-las em ferramentas de progresso.   
      

sexta-feira, 15 de maio de 2015

R E M I N I S C Ê N C I A S DO F U T E B O L


      Para os mais moços, o esquadrão acima foi o mesmo que em 16 de julho de 1950, viu juntamente com cerca de 200 mil torcedores no recém-inaugurado Maracanã, o Brasil deixar escapar aquela que seria a sua primeira Copa Mundial. Para a nossa Seleção, que era a base do Vasco da Gama, bastava um empate e ainda por cima começou ganhando o jogo por 1x0, com gol de Friaça. Porém o valente Uruguai conseguiu empatar e virar para 2x1 nos instantes finais da partida. Fora a maior decepção para todos nós brasileiros.
    Eis os nomes dos nossos craques e algumas carcterísticas, sendo que todos já faleceram:
    
    1- BARBOSA- Moacir Barbosa do Nascimento - nasceu em Campinas-SP, em 27/03/21 e faleceu em 07/04/2000 em Santos-SP. Excelente goleiro, seguro, elástico e incrível senso de colocação. Jogou no Vasco dentre outros clubes. Carregou pelo resto da vida a culpa da derrota, pelo fato dos dois gols terem sido de chutes cruzados e quase sem ângulo.
    2- AUGUSTO -Augusto da Costa- nasceu no Rio de Janeiro em 22/10/20 e faleceu na mesma cidade em 01/03/2004. Zagueiro seguro e extremamente vigilante. Jogou no São Cristovão , mas se consagrou no Vasco.
   3- JUVENAL- Juvenal Amarijo - zagueiro de estilo clássico e elegante. Nasceu em Vitória do Palmar-BA em 27/11/23 e faleceu em 30/10/2009 em Salvador-BA, vivia com extrema dificuldade financeira. Jogava no Fluminense na época da Copa.
   4- BAUER- José Carlos Bauer- médio-direito de bastante habilidade e futebol impecável. Nasceu em 21/11/25 em São Paulo e faleceu em 04/02/2007 na mesma cidade aos 81 anos. Jogava na Portuguesa de Desportos-SP, quando foi convocado. 
   5- DANILO- Danilo Faria Alvim- centro-médio de estilo clássico, por isso era chamado de  "O Príncipe". Nasceu no Riode Janeiro em 03/12/1920 e faleceu na mesma cidade em 16/05/1996 aos 75 anos. Jogou no Vasco entre outros clubes.
   6-BIGODE- João Ferreira- médio-esquerdo, estilo combatente e marcador. Nasceu em Belo Horizonte em 04/04/22 e morreu aos 81 anos em São Mateus-ES em 31/06/2003. Na época jogava no Fluminense,  também fora responsabilizado pela derrota brasileira, pois os dois gols sairam pelo seu lado, a ala esquerda.
   7- FRIAÇA- Albino Friaça Cardoso, ponta-direita rápido, de potência no chute e goleador. Nasceu em Porciúncula-RS em 20/10/24 e faleceu em 12/01/2009 em Itaperuna-RJ. Jogava no Vasco da Gama no ano da Copa.
  8-ZIZINHO- Tomás Soares da Silva- meia-direita considerado um dos melhores do futebol mundial, era também chamado carinhosamente de "Mestre Ziza". Nasceu em 14/09/21 em São Gonçalo-RJ e faleceu em Niteroi-RJ em 08/02/2002. Foi um dos maiores ídolos do Flamengo, porém na época da convocação jogava no Bangu, onde foi comprado por uma boa soma em dinheiro.
 9- ADEMIR- Ademir Marques de Menezes- centro-avante impetuoso e goleador. Nasceu em 08/11/22 em Recife-PE e faleceu em 11/05/1996 no Rio de Janeiro, aos 73 anos.
10- JAIR- Jair da Rosa Pinto -meia-esquerda de estilo clássico e excelente armador de jogadas. Nasceu em Quatis-RJ em 21/03/22 e faleceu em 28/07/2005 na cidade do Rio de Janeiro, aos 84 anos. Jogava também no Vasco na época da Copa, mas defendeu o Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo. 
 11- CHICO- Francisco Aramburu -ponta-esquerda velocista, inteligente, impetuoso e chutava forte com ambos os pés. Nasceu em 07/01/22 sendo gaucho de Uruguaiana e faleceu em 01/10/1997 no Rio de Janeiro. Quando convocado atuava no Vasco da Gama onde formou no famoso "Expresso da Vitória".  

MORRE EDILSON ABREU


   Faleceu em nossa cidade nesta sexta-feira, o médico Edilson Paiva de Abreu, aos 78 anos.
   Natural de Pinheiro-MA, aqui chegou por volta de 1968 onde se estabeleceu com um pequeno consultório no Centro da cidade. Anos depois com sua visão empreendedora, construiu o Hospital e Maternidade Sta. Izabel que foi referência na região nordeste  paraense - o nome do seu empreendimento, é da padroeira do município da qual era um fervoroso devoto. 
   Nos anos 70, como bom desportista , ingressou no A.C. Izabelense e realizou um trabalho jamais visto no clube, com significativas melhorias no estádio e ainda inscreveu a
Edilson Abreu como prefeito em 2000
agremiação na Primeira Divisão Paraense, chegando bem perto de um título desse certame em 1981.

   Convidado para participar da política local, galgou dois mandatos como prefeito: de 89 a 92 e de 97 a 2000, sendo considerado um dos melhores gestores dos últimos tempos -mesmo a despeito ter recebido o município em estado deplorável em ambas ocasiões. Candidatou-se a deputado estadual e fora o segundo mais votado -cargo que renunciou por assuntos particulares. 
   Figuras como estas, merecem todo o aplauso e o reconhecimento dos izabelenses, pelo brilhante legado deixado a esta terra.
   Nossas condolências portanto, à família enlutada.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

DIFÍCIL SALDAR OU RECEBER CONTAS

A ex-loja da loteria 
A agência do Banco do Brasil. Quando?
 Com o fechamento de uma casa lotérica no Centro e a interdição do Banco do Basil, o izabelense tem sentido dificuldades para efetuar seus pagamentos mensais. Apesar de    termos pequenas agências como opção, estas são limitadas e muitas das vezes funcionam      com recebimento de contas até R$ 300,00. O problema se agrava justamente nos primeiros dias de cada mês, quando centenas de pessoas procuram estes estabelecimentos para receberem benefícios vários, e outros para saldarem pagamentos de boletos de água, luz, telefone dentre outros. Filas imensas se formam, onde o cidadão perde boa parte do dia, impedindo-o de realizar outras atividades.
       Quanto a referida casa lotérica parece mesmo que finou-se e com relação a agência do BB    não se tem a mínima previsão de voltar a funcionar regularmente.
    -É triste mas é verdade. 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

" FOLHA SECA" PARAENSE


    Li na internet há poucos dias atrás, um pequeno relato de um cidadão sobre Luis Antonio Reis da Cunha, que não é outro senão o grande ex-meia-atacante que o Pará já teve e que atuava na Tuna Luso Brasileira, que tinha como apelido China. A postagem entre outros merecidos elogios, afirma que China foi além de um "cracaço" de bola, também lhe é atribuída a invenção da "folha seca". Para os menos afeitos à linguagem do futebol era, (ainda é ?), um chute de efeito dado na bola fazendo-a descrever uma curva e que não tinha defesa para o goleiro. Adianta todavia o internauta, que tinha toda confiança nas afirmações pois tinha recebido de seu avô, que apesar de torcer pelo Paysandu, não perdia também jogos da Águia do Souza, quando inclusive esta, possuia equipes fortes e competitivas. 
    Ele acrescenta que em um jogo amistoso entre a Tuna e o Botafogo-RJ, que terminara com a vitória do clube carioca por 3x1, coube ao genial China marcar o gol de suas cores, justamente em uma cobrança de falta, já usando a decantada "folha seca". Ao final do prélio, o também mestre Waldir Pereira, o famoso Didi do Botafogo e Seleção Brasileira, aproximou-se do craque China, parabenizou-o e solicitou informações de como ele efetuava tal chute. Após algum tempo os dois no gramado, Didi assimilou (e muito bem) o perfeccionismo do toque na bola e logo batizou de "folha seca".
    Pelo menos para mim não é novidade pois convivi com um dos irmãos do famoso craque da Tuna que afirmava a versão e mesmo livros que tratam de esporte no Pará, ratificam o fato.
    O interessante é que após muitos anos, em 30 de abril de 1957, uma revista esportiva de grande circulação nacional estampava em sua capa: "Folha Seca de Didi Leva o Brasil à Copa". Explicando: a Seleção Brasileira estava disputando vaga para a Copa de 58 na Suécia, tinha empatado com o Peru em 1x1 no jogo de ida em Lima, e no Maracanã teria que vencer ou vencer. Os peruanos além de uma equipe lutadora e brilhante, contava com um arqueiro de cor negra de nome Asca, ele pegou (quase) todas ... digo quase, porque, menos uma falta que o mestre Didi cobrou e que usou todos os ensinamentos do outro mestre, o nosso velho China.
   Resultado: um ano depois, o Brasil sagrou-se (pela primeira vez) Campeão do Mundo, na Suécia no dia 29 de junho de 1958.
    O nosso criador do chute desconcertante (e "venenoso")  para os goleiros, o China, deve ter pensado consigo mesmo, pelo menos eu contrbui indiretamente para a nossa classificação e posterior Título.
    Depois de tantas glórias à Cruz de Malta e ao futebol paraense, pois formou várias vezes na Seleção do Pará, e como excelente craque, virou logista do ramo de tintas auto-motivas e faleceu em 20 de novembro de 1998, aos 70 anos, em Belém.

sábado, 9 de maio de 2015

C A R T U N L I N O

                                 ESCADA  CURTA:

O GATO COMEU ?


         Claro que não. Segundo fontes na internet, calcula-se que cerca de 21 trilhões de dólares (dados de 2012), estejam depositados nos 50 maiores bancos do mundo, o que convencionou-se chamar de "paraísos fiscais". O Brasil ocupa o quarto lugar nesta atividade, com cerca de 1 trilhão de reais e claro, "ninguém sabe" quem são os superaplicadores, pois as contas são mantidas em extremo sigilo, com taxas convidativas ou nulas.
      Apesar de nem todo montante seja considerado de origem duvidosa, o dinheiro deixa de circular nos países e, obviamente não é declarado. 

terça-feira, 5 de maio de 2015

VENCIMENTOS


     Um brilhante articulista de O Liberal ( na edição de domingo 3/abril/2015), tecia comentário sobre as diferenças salariais entre: um soldado, um deputado e um juiz. No primeiro caso ele cita um concurso em São Paulo com inscrição para soldado com remuneração de R$ 2.900 . Enquanto que no Mato Grosso do Sul, oferecem-se vagas em concurso público para juizes substitutos, com vencimentos entre R$ 23 e R$ 27.000. Embora sem fazer alusão aos ganhos de um parlamentar, ele indaga: " Por que a remuneração dos servidores públicos, nesse caso do soldado, são tão diferentes e desiguais ?" Adiante ele afirma: "O soldado não precisa de graduação superior; o juiz precisa pelo menos ser advogado e o deputado também não precisa de qualificação educacional superior". Ele conclui em seguida: "Observo que mesmo tendo o maior número de servidores, o poder executivo, abriga as menores remunerações".
    Creio portanto, que o prezado colunista como qualquer cidadão brasileiro, tem ciência da Lei de Isonomia Salarial que fora seguida à risca até antes de 1964. A partir daí, com as "dificuldades" por que o país enfrentava, o pessoal do executivo quase sempre ficava dependendo de disponibilidade de caixa, enquanto que os outros dois poderes conseguiam aumentos pelo menos palatáveis ou compatíveis com a situação. 
    De lá para cá passaram-se 51 anos, e apesar de alguns superávits alardeados em algum período, a cantilena se repete. 
   Para não sermos injustos, afirmamos que já houve vozes no Congresso defendendo esta causa.
      
   

segunda-feira, 4 de maio de 2015

DIAS MELHORES PARA O ALVIRRUBRO ?


     Como um dos Sócios Beneméritos do nosso querido Atlético Clube Izabelense, sempre estarei disposto a defender sua organização estrutural, visando o seu fortalecimento e crescimento, enquanto uma verdadeira agremiação esportiva. Assim procedi entre 2000 e 2006, quando o clube fora "ocupado" por um pseudo-desportista, que escreveu a pior página já vivida por nossa agremiação, levando-a ao total descompasso, com eleições forjadas, diretorias fictícias, sócios inexistentes, dívidas consideráveis , vexames, apropriação indébita, além do desrespeito a um clube que hoje conta 91 anos de existência  -fruto do trabalho abnegado de tantos que deram suas prestimosas parcelas colaborativas desde a sua fundação em 26 de Abril de 1924.
    Na época, apesar do caminho aplainado, infelizmente não despertou aos nossos ex-batalhadores a vontade de ombrearem-se e, juntos tocarmos o barco em frente. Foi deveras uma experiência desalentadora, porém isto jamais me tirou a vontade de colaborar, sonhando sempre com um porvir melhor para o clube do meu município -e que tenho inclusive orgulho, de tê-lo defendido em toda minha juventude com atleta. Embora respeite a posição dos demais companheiros benemerentes, discordo do total alheamento ao ausentarem-se do clube, quando teríamos que nos fazer presentes, e exercermos a função de Conselheiros  -para evitarmos episódios degradantes e prejudiciais à agremiação como no citado período (2000/2006).
  Sabe-se que  lidar com uma agremiação futebolística é algo desafiante e trabalhoso , porém nada melhor que contar com uma atuante diretoria, onde prevalesça a união, o bom senso, um indispensável planejamento e  capacidade gestora.
    Domingo nossa agremiação completava 91anos de fundação sem que ninguém percebesse, apenas no estádio realizou-se uma "nova eleição" meramente informal. 
  -Torçamos portanto, para que as coisas mudem.
  
   
     
   
     

domingo, 3 de maio de 2015

QUAL VIOLÊNCIA ?


    Chegou-se ao Terceiro Milênio com novas descobertas, propiciando avanços em alguns campos da ciência, que inclusive pode contribuir para aumentar a expectativa de vida do ser humano.
     Por outro lado, de forma estarrecedora e aberracional, vemos crescer a violência de maneira progressiva com requintes de barbarismo, onde naturalmente este próprio ser humano passa a ser a principal vítima, embora engradeando-se e utilizando-se dos mais sofisticados meios de segurança em casa, não escapa da brutalidade e da sanha de verdadeiros grupos exterminadores que também estão nas ruas, para os quais, a vida do cidadão passa a valer alguns trocados, um sapato tênis, um aparelho celular, um relógio ou qualquer coisa. 
    As notícias chocantes estão em todas as mídias, onde já se sente o cheiro de sangue e o impacto das imagens, faz tremer os mais serenos dos cidadãos -pois leva à sensação de que ele mesmo, um parente ou um amigo, a qualquer momento, está passivo de fazer parte dessa horripilante estatística sanguinária e desafiadora. Corriqueiramente no bojo informativo, constam assassinatos de cidadãos, que mesmo a despeito de não reagirem, são trucidados e mortos fria e covardemente, onde se encontram: jovens ligados ao tráfico, empresários, comerciários, bancários, caminhoneiros, funcionários públicos e, pasmemos, até pessoas ligadas à Lei, juízes, advogados e notadamente policiais militares. Do outro lado estão adolescentes e pessoas de maior idade -que enveredam na senda do crime dispostos a matar quem se atrever enfrentá-los, ou morrer, além de madantes que às vezes usam estes, para todo tipo de delito.
     Porém a violência (quase velada) se constata nos assaltos aos cofres públicos, que mesmo detectada, nada é restituido à sociedade, que passa a privar-se de benefícios alusivos ao seu bem-estar, ferramenta cruel e geratriz da miséria.   
   Enquanto isso, presídios se abarrotam de condenados que vez por outra conseguem relaxamento de penas e escafedem-se -além dos que fogem de forma "mirabolante" e voltam naturalmente á prática delituosa a somar-se com outras intermináveis quadrilhas organizadas.
    Todos sabemos que se trata de uma situação gravíssima, que parece ter fugido ao controle governamental, cuja solução só Deus sabe.
    Enquanto seguimos com corrupção, uma desigual distribuição de renda, ausência de políticas sociais notadamente na educação, a Violência agradece, prolifera-se e naturalmente torna-se forte e imbatível.