domingo, 3 de maio de 2015

QUAL VIOLÊNCIA ?


    Chegou-se ao Terceiro Milênio com novas descobertas, propiciando avanços em alguns campos da ciência, que inclusive pode contribuir para aumentar a expectativa de vida do ser humano.
     Por outro lado, de forma estarrecedora e aberracional, vemos crescer a violência de maneira progressiva com requintes de barbarismo, onde naturalmente este próprio ser humano passa a ser a principal vítima, embora engradeando-se e utilizando-se dos mais sofisticados meios de segurança em casa, não escapa da brutalidade e da sanha de verdadeiros grupos exterminadores que também estão nas ruas, para os quais, a vida do cidadão passa a valer alguns trocados, um sapato tênis, um aparelho celular, um relógio ou qualquer coisa. 
    As notícias chocantes estão em todas as mídias, onde já se sente o cheiro de sangue e o impacto das imagens, faz tremer os mais serenos dos cidadãos -pois leva à sensação de que ele mesmo, um parente ou um amigo, a qualquer momento, está passivo de fazer parte dessa horripilante estatística sanguinária e desafiadora. Corriqueiramente no bojo informativo, constam assassinatos de cidadãos, que mesmo a despeito de não reagirem, são trucidados e mortos fria e covardemente, onde se encontram: jovens ligados ao tráfico, empresários, comerciários, bancários, caminhoneiros, funcionários públicos e, pasmemos, até pessoas ligadas à Lei, juízes, advogados e notadamente policiais militares. Do outro lado estão adolescentes e pessoas de maior idade -que enveredam na senda do crime dispostos a matar quem se atrever enfrentá-los, ou morrer, além de madantes que às vezes usam estes, para todo tipo de delito.
     Porém a violência (quase velada) se constata nos assaltos aos cofres públicos, que mesmo detectada, nada é restituido à sociedade, que passa a privar-se de benefícios alusivos ao seu bem-estar, ferramenta cruel e geratriz da miséria.   
   Enquanto isso, presídios se abarrotam de condenados que vez por outra conseguem relaxamento de penas e escafedem-se -além dos que fogem de forma "mirabolante" e voltam naturalmente á prática delituosa a somar-se com outras intermináveis quadrilhas organizadas.
    Todos sabemos que se trata de uma situação gravíssima, que parece ter fugido ao controle governamental, cuja solução só Deus sabe.
    Enquanto seguimos com corrupção, uma desigual distribuição de renda, ausência de políticas sociais notadamente na educação, a Violência agradece, prolifera-se e naturalmente torna-se forte e imbatível.   
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário