sexta-feira, 27 de março de 2015

INVERNO CAUSA ESTRAGOS


     Igual a muitas cidades interioranas, Sta. Izabel vem sendo atingida drasticamente neste pesado inverno, que pode se estender até o final de maio. Os sucessivos pés-d'água trazem prejuizos incalculáveis todos os anos às administrações, abrindo valas e crateras e às vezes inundando algumas vias. 
   Em parte o problema deveu-se à necessidade de abrir-se novas artérias face ao aumento populacional, quando surgiram também novos núcleos residenciais, porém este súbito crescimento demográfico-imobiliário nos anos 70 e 90, não era condizente com a lentidão da rotina financeira do município. Conclusão, instalou-se novas vias e áreas habitacionais, à toque de caixa, sem um planejamento adequado no tocante: meios-fios, galerias para escoar águas domiciliares e pluviais -,além de um asfaltamento de inferior qualidade. É verdade que se diga que, algo fora feito quando construiu-se nos dois igarapés que cortam a zona urbana, pequenas pontes em concreto, que resolveu o problemas de enchentes e transbordamentos. Porém avenidas como a Sete de Janeiro dentre outras, merecem melhor tratamento estrutural, pois a cada quatro anos, demanda novos reparos, com custos altos para o erário municipal. Também há a necessidade de reivindicar-se a construção da Transamericano, que além de ser uma via de grande importância para o escoamento do produto agrícola, concorre também para a integração social do município. 
   Embora não se conheça algum Plano Viário do Governo Estadual para Sta. Izabel nos próximos dois anos, torcemos para que bons ventos soprem em nosso favor.  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário