sábado, 26 de outubro de 2013

OITO DÉCADAS DE ESPERANÇA


         Daqui há 70 dias aproximadamente Sta. Izabel chegará às suas oito décadas de fundação. É um município relativamente novo, olhando-se alguns outros no Pará, que já ultrapassaram o seu centenário.
     Qualquer cidadão em sã consciência sabe  que ainda estamos longe de atingir um desenvolvimento satisfatório, que nos coloque entre os que mais progrediram e continuam progredindo, sendo municípios com igual tempo de criação e alguns até com muito menos. A derrocada sofrida por nosso município entre os anos 50 e 70, deixou o saldo amargo da apatia e da ausência de senso criativo, empecilhos que ainda infelizmente,  estão arraigados em nossa política, que se comprova com a falta de lideranças capazes de incrementar ações eficazes e decisivas para viabilizar nosso desenvolvimento. Claro que o que se vê, tem-se repetido por longas e longas décadas, onde não se dá prioridade a um planejamento racional e objetivo, ante legislativos e executivos que se sucederam, pouco afeitos ao debate consistente e construtivo.
      Cada eleição é uma oportunidade de avançarmos neste sentido, quebrando velhos tabus, vencendo barreiras e sobretudo implantando novas táticas no campo político, que venham realmente abrir e aplainar o caminho do progresso. Infelizmente tem-se perdido tais oportunidades, num mar de indecisões e desencontros, que apenas nos fazem retroagir, quando muito, marcar passo.
    Não obstante possuirmos requisitos primordiais, para darmos significativos avanços: nossa posição geográfica, recursos naturais e a capacidade indiscutível de muitos izabelenses.
     Basta que nos utilizemos disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário