quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O CAMALEÃO E EU


     Um dia desses ouvi um forte baque no chão e ao melhor verificar, era este enorme lagarto que despencara do alto de um abieiro no meu quintal, a uma altura de 5 m aproximadamente. Este estranho animal deveria medir 1 m, considerando-se da cabeça à ponta do rabo e calculadamente pesava uns 6 a 8 kg. Como não conheço bem a espécie, tentei capturá-lo e ao me aproximar, ele se deitava e ficava estático. Porém ao me afastar um pouco, ele saía em desabalada carreira e procurava fuga e sempre esbarrava na altura do muro. Naquele momento na mesma árvore (abieiro) vi uns sabiás agitados e logo imaginei que ele tivesse atacado o ninho. Depois de algumas tentativas em prendê-lo, ele assomou rapidamente um outro pé de abiu menor, pouco a pouco foi desaparecendo nas folhagens e o perdi de vista, embora tenha ficado por cerca de meia hora embaixo, mais o cara mostrou-se mais vivo do que eu e não desceu mesmo.
    Como curiosidade, dias depois pesquisei no Google e (parece) que encontrei a origem do misterioso animal. Trata-se de uma espécie de camaleão que habita a América Central e Sul, chega a medir até 2 m e pesar até 20 kg, se chama Iguana Verde. Se alimenta especialmente de vegetais (folhagens) e pode ser domesticado, porém sua criação é um tanto quanto dispendiosa. Na informação diz ainda que o valor deste animal estando legalizado, chega entre 2 a 6 mil reais, (puxa!).
   Fiquei posteriormente imaginando se ele não teria fugido de algum criatório vizinho, e resolveu dar um "rolé" no meu quintal , se divertir um pouco e pra lá voltou. Porém que ele escapou de ser apreendido, disso ele escapou.
    Agora todas as vezes que ouço movimentos de galhos nas árvores, logo verifico se não é aquele enorme "calangão" verde que veio aprontar novamente.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário