domingo, 20 de agosto de 2017

"PATINHOS FEIOS"


     Para os que acompanham o noticiário, já foi publicado no Diário Oficial do Estado, o novo edital de licitação pública, para a execução do BRT na rodovia BR-316, que faz parte do plano Ação Metrópole. Depois de encalhado por quatro anos no governo Dilma Roussef, o governador Simão Jatene, depois de muita luta e perserverança, conseguiu agora junto ao presidente Temer, um aporte de R$ 530 milhões para a sua implantação. O projeto que chegará até Marituba há 10,7 km de Belém, onde será construído o primeiro terminal às proximidades da entrada da Alça Viária, sendo que o segundo, será implantado em Ananindeua, portanto há 6,5 km da capital, em frente a atual sede campestre da AABB, sendo este o principal ponto de integração das linhas alimentadoras, interligando inclusive o Conjunto Cidade Nova e inúmeros outros núcleos habitacionais das proximidades. O arrojado projeto consta ainda de 26 estações, duas pistas com quatro faixas, treze passarelas para pedestres,ciclovias,pavimentação,drenagem de alto padrão, arborização e iluminação em LED. A nota informativa ainda dá conta de que, o município de Benevides como também integrante da Região Metropolitana de Belém, ficará para uma outra oportunidade.
   Agora, se imaginarmos bem,vejamos: se o nosso vizinho Benevides, que transforma-se num gargalo nos feriadões, à partir de entrada do Mosqueiro fora preterido, quanto mais o nosso que não consta nem na previsão. Todos sabemos que a lei que rege as Regiões Metropolitanas é profundamente explícita, onde reza que os benefícios têm que ser contemplados a todos os participantes da área, indistintamente.
  Porém é compreensível e desalentador, se aqui não se consegue sequer, um único terminal rodoviário para os nossos viajantes e que seria ponto de referência das linhas municipais,intermunicipais e interestaduais que por aqui trafegam. 
  É óbvio que, se não houver mobilização de quem de direito, continuaremos sendo por incontáveis anos, os "Patinhos Feios" dessa inglória e triste história.
   
  
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário