domingo, 23 de outubro de 2016

VELHO E MALTRATADO FRANGÃO


     Pessoas que passavam por esses dias em frente ao Estádio Edilson Abreu, e uma delas fez a pergunta: O que foi feito do Frangão ? Nisso, aparece lá de dentro, uma figura em forma de um galináceo aparentando uns 90 anos, abatido, alquebrado e maltratado, chamando-lhes a atenção e foi lhes dizendo : -Eu ainda aqui estou companheiros. Como vocês sabem, fui criado por um grupo de desportistas que realmente tinham muito orgulho do nosso futebol e por muitos anos eu era respeitado nesta Região Nordeste do Estado e realmente cantava de galo por ai à fora. Foram muitos momentos de glórias e alegrias que juntos comungamos, o que me tornou posteriormente, um clube forte e reconhecido de Norte a Sul do País, disputando até torneios de cunho nacional. Dos meus criadores, creio já não existir mais nenhum, porém tenho todos na lembrança, desde aquele 26 de Abril de 1924 quando juntos festejamos meu surgimento. Ainda lembro de vários diretores e jogadores que empunharam com muito amor o nosso pavilhão e deram tudo de si para que o nosso município de Sta. Izabel sempre tivesse um representante no futebol ao longo de inesquecíveis épocas, o que aconteceu principalmente, entre os anos 80 a 2000 -quando cheguei a brigar pelo título Paraense com Remo e Paysandu, façanha aliás que poucos clubes conseguiram até aquela época. Mas infelizmente nem tudo são flores e hoje, com o afastamento de grandes baluartes por vários motivos, não houve a continuidade daquele laborioso trabalho e por esse motivo, já fui ameaçado até de perder esta propriedade em função de espertalhões ou mesmo por ganância de empresários que teimam em me destituir de minha própria casa -porém sei que me respalda meus estatutos. A tristeza maior é ver companheiros que tiveram laços afetivos comigo e constituem o quadro de beneméritos ou mesmo descendentes destes, me virarem as costas num menosprezo jamais visto a mim e esta instituição, que bem representou o nosso futebol em recentes e memoráveis épocas. Vejo no momento uma maneira imponderável e despretensiosa de dirigir um clube como eu, pois não verifico um planejamento criterioso e responsável para que eu possa voltar a ser aquele Frangão que cantava alto no Mangueirão ou em qualquer lugar aonde eu fosse, vestido orgulhosamente com meu manto vermelho e branco. No presente, não entendo um bate bola constante na minha outrora respeitada Arena de Luta, onde alguns cidadãos de idade provecta como eu, insistem em maltratar a bola toda semana, inclusive o meu gramado. Ao invés de estarem trabalhando para fazer renascer um novo clube, aproveitando nossos atletas jovens que não param de surgir a todo momento -deixando que aventureiros os levem em troca de nada. Pior ainda, é que por toda essa inabilidade em gerir um clube como eu com 92 anos, eu vejo com mais tristeza ainda a minha não participação sequer na Segundinha do Certame Paraense -quando alegam não ter recursos, -mas como ter recurso se não se tem sequer: uma diretoria capaz e preocupada com o futebol, uma sede própria, sócios regulares e nem se respeita os meus estatutos? Será que esses indivíduos acham que estão prestando algum serviço ao nosso futebol ? 
   Como vocês vêem meus amigos, me transformaram nesse espectro esquálido de frango abatido antes do tempo, sem futuro, sem história e sem esperança.
   Aonde andarão meus últimos Sócios Beneméritos ? Não creio que já feneceram ou perderam as esperanças também.   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário