quinta-feira, 6 de abril de 2017

O QUE FIZERAM DO REAL ?


      Faz 23 anos  que o Plano Real era lançado no Brasil após uma renhida batalha contra radicais oposicionistas, à frente o ex-presidente Lula, que mais tarde fora favorecido em seus dois mandatos,num momento em que o programa colhia os frutos de sua aplicação. Todos sabemos que mesmo os governos militares e seus renomados economistas, não conseguiram a proeza de executar um projeto que viesse combater definitivamente a inflação, aumentar o poder aquisitivo das famílias, modernizar o parque industrial e fomentar o crescimento econômico brasileiro. Coube ao grande presidente Itamar Franco, que ao assumir após o "impeachment" de Collor, convocar uma respeitável equipe à frente os economistas André Lara Resende, Pérsio Arida e Francisco Lopes, que com muito trabalho e inegável competência deram a nós brasileiros, pelos menos alguns anos, onde com 50 reais se conseguia realizar todas as compras do mês,  -levando assim o país a  merecer credibilidade junto as grandes potências mundiais. Em menos de cinco anos o Brasil saía de um atoleiro de décadas e décadas e com isto, milhões e milhões de pessoas principalmente as de menor renda, passavam a sentir dias melhores e esperanças em um melhor futuro. 
    Infelizmente nossa felicidade fora breve e ao chegarmos aos anos 2000, tudo se modificara, apenas via-se aquilo que fora conquistado, esvaindo-se pelo ralo e os governos petistas, eufóricos com tanto dinheiro, aproveitavam para auto-promoverem-se sem no entanto ter mérito algum naquele equilíbrio financeiro e na recuperação econômica que reanimou o país em todos os sentidos. A dinheirama era tão grande que logo apareceram os Mensalões, os Petrolões, financiamentos de obras até para o exterior, estádios reconstruídos e construídos para a Copa do Mundo, além dos exorbitantes gastos com os Jogos Olímpicos e aí a verba e a economia que fora religiosamente controlada no Plano Real, chegava ao fim. 
    Tudo isso num espaço de 12 anos, agora o mais difícil é achar os culpados dessa descompustura toda e desregramento da ordem financeira, onde sensivelmente voltamos a mesma situação anterior ao Plano Real: indústrias e comércios fechando, desemprego em massa, alto custo de vida, baixos salários, precaridade em todos os serviços públicos e corrupção desmedida grassando na esfera política.
     Itamar, lá onde estiver, deve estar confabulando consigo mesmo: Tudo o que fiz, eles conseguiram tornar Irreal.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário